O jornal da nossa Escola!


Bem vindo ao Jornal do Stella Maris

Confira notícias sobre esportes, cinema, moda e muito mais! .

Tudo sobre esportes você encontra aqui!

Copa América, Brasileirão, Campeonatos Escolares, entre outros.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Luz, Câmera e... Ação!

Confira as últimas notícias e matérias especiais sobre filmes e séries.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 22 de março de 2016


               Aluno tem carta publicada em revista. 


Foto tirada no dia da entrevista com o aluno Pedro.



A carta feita pelo aluno do Stella maris, Pedro Nostre, do primeiro do ensino médio foi escrita no dia 24 de fevereiro, retratando sua opinião sobre como as vagas não preenchidas. O aluno fez a carta a pedido do professor Ronaldo, de redação. A proposta era escrever uma carta para qualquer revista,sobre alguma matéria.Ele escolheu a materia feita pela revista "Isto É".
Aluno admitiu que sua estratégia para ter a carta publicada foi elogiar a tal revista. Com a experiência, o aluno admitiu que gosta e que vai continuar a escrever, principalmente quando algo lhe incomodar.















Feito por: Mariane Pontes, Rafaela Lira, Fernanda Pascual e Ana Carolina Gonçalves. 9° A

segunda-feira, 21 de março de 2016

jogo dos professores

        O jogo com os professores vai acontecer na quadra do poli esportivo do colégio Stella Maris em abril. Vai ser por chaveamento e os times serão separados por sorteios, esse campeonato tem como o objetivo de interagir os alunos com os professores. Nesses jogos os professores são os capitães dos times.
Os times serão:

1-)André-professor
Cubano-Turma das exatas
Sandeid-Turma dos extas
Paulella-9°A
Lucas Nunes-1°EM

2-)Ronaldo-Professor
Lucas Ares-1°EM
Dudu Paulella-9°B
Thiago Amodio-9°B
Alessandro-9°B

3-)Junior-Professor/Diretor
Gabriel Danton-Turma das exatas
Leonardo-9°B
Ken-Turma das exatas
Eduardo Barbicas-Turma dos humanas

4-)Thiago-Professor
Eloy-Turma das exatas
Paulo Aranha-9°A
Guilherme-Turma das extas
Vitor Amaral-1°EM

5-)Paulo-Professor
Pedro Tavares-9°B
Vitor Tuler-1°EM
thierey 1 EM
Diego C-Turma das exatas

6-)Fernando-Professor
Enzo Julião-9°A
Javier-1°EM
Pedro Nostre-1°EM
Falcão-9°A
Bernardo-TURMA NÃO ESPECIFICADA
Eric-1°EM

7-) Fabio-Professor
Rollemberg-1°EM
Cotrofe-1°EM
Guilherme Blanco-1°EM
Neto-9°A

8-)Diego-Professor
Henrique-1°EM
João Paulella-1°EM
Lucas-Turma das Humanas

Professores e coordenadores afirmam mudanças no Ensino Médio

                O Colégio Stella Maris sentiu a necessidade de renovar a sua metodologia educacional. Para se ajustar ao Enem é necessário formar estudantes mais participativos e menos “resolvedores” de exercícios. 
                Professores e coordenadores afirmam que a mudança estrutural deve valer para toda a escola, permitindo o acesso à tecnologia para todos os alunos, melhorando as salas de aula e permitindo o uso de aparelhos eletrônicos para fins de estudo. O projeto é aplicar as salas, computadores, projetores e mesas de reunião tornando-as mais dinâmicas e participativas. Já está sendo usado o aplicativo disponível para computadores e Smartphones “Schoology”, em que são abordados debates, quiz, exercícios e produções de texto. 
                O método de avaliação também mudou, deixando de ser conceito e passando a ser proficiência. A nota máxima a atingir é 100% e a mínima para ser aprovado, 60%.



Integrantes do grupo: Leonardo Pereira Diegues Pedroso, Pedro Henrique Barbosa da Silva Santos e Enzo Henrique.

Projeto "teatro na escola"

Salão de teatro do colégio Stella Maris 
              

      O colégio Stella Maris, neste ano (2016), está a organizar o projeto “teatro na escola”, que tem como uma das iniciações melhorar e ajudar a interação entre dos alunos.  O projeto consta com aulas de teatro durante algumas das aulas de português, e pretende-se montar uma peça com tema ainda desconhecido. O 6°ano já começou a tê-las assim como os outros anos do fundamental também poderão.
                Segundo a coordenadora do colégio, Maite, inicialmente será praticado nas classes, mas depois poderá ser ensaiado no salão de teatro localizado ao lado da capela. Depois da montagem da peça, será marcado um dia onde os alunos se apresentarão aos seus pais ou responsáveis. Se houver programação, outras classes também irão assisti-las.

     integrantes: Clara Lopez, Luana Andrade, Natalia Aude e Thiago Amodio.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Interclasses 2016
   Nesse ano de interclasses perguntamos ao professor Diego se ele mudaria alguma coisa. Diego afirma que nada mudara e o período em que acontecerá o campeonato vai ser durante as aulas, mesma coisa do ano passado. O professor de educação de educação física fala que não pensa adicionar outros esportes.
    No Interclasses vai continuar com futebol masculino e o handball feminino. Ele também fala que esse campeonato significa o envolvimento de todos os alunos do segundo fundamental e do médio. A separação dos times irá ser por conta das classes. Os professores não poderão ser arbitro nem jogador. Os jogos serão por chaveamentos, 6°ano VS 6°ano, 7°ano VS 7°ano e etc. O interclasses foi feito para união de alunos e competitividade.  

Alessandro, Pedro Tavares, Luis Eduardo, Enzo Lanza.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Recentes Obras na Ciclovia

  Entrevistamos, nesta quinta-feira, a professora de espanhol Raquel Menezes e ela nos contou sobre sua rotina de ciclista. "Eu pedalo cerca de 2 horas 6 dias por semana, exceto quartas-feiras. Pedalo a mais de 8 anos, porém na ciclovia a apenas 5 anos." Raquel nos deu sua opinião sobre as recentes obras na ciclovia: "A obra é muito demorada e ocasiona diversos buracos que causam acidentes. O certo seria aumentar a sinalização e, consequentemente, a segurança do ciclista".
   Embora as obras serem demoradas e mal organizadas, Raquel crê que teremos grandes melhorias na ciclovia da nossa cidade. Além das melhorias da ciclovia, a prefeitura vem se preocupando com a segurança dos ciclistas e melhorou o policiamento em toda a orla, principalmente a noite.

Felipe Melo, Paulo Aguiar, André Blas e Enzo Paulella.

7º ANO VISITARÁ EXPOSIÇÃO RENASCENTISTA

   Os sétimos anos, no final de março, irá fazer uma excursão com destino a uma exposição renascentista com obras como esculturas e quadros em São Paulo. As disciplinas envolvidas serão História e Artes. As professoras que acompanharão os alunos serão Mônica, Cida e provavelmente a orientadora educacional Raquel Navas.
   O destino foi escolhido porque o Renascimento é uma das principais matérias de História do 7º ano. A ligação entre as matérias foi feita porque a arte é uma parte importante desse movimento. Mônica irá trabalhar a visão artística das obras enquanto Cida irá trabalhar a parte histórica.
   Para as duas professoras, esse estudo do meio será importante para a fixação da matéria e para que os alunos vejam tudo o que aprenderam na sala de aula.

Alunos: Luíza, Giulia, Victor, Breno - 9ºA
Exposição Sebastião Salgado


         Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro nascido em Aimorés,Minas Gerais, em 1944.
        Sebastião é formado em economia e durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou em Londres.Em uma viagem a África onde coordenava um projeto sobre cultura do café na Angola,                  Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.
         Em Paris documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África entre 1977 e 1984, viajou pela América Latina onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios.
          As exposições de Sebastião Salgado apresentam 50 fotografias separadas em 5 sessões: Planeta subsantuários, África, Torres do norte e Amazônia e Pantanal.
Para fazer sua exposição ele fes 32 viagens, percorreu oceanos, desertos, montanhas, selvas e inspirar em sua mostra.


sexta-feira, 11 de março de 2016

A Rede Alix decide inovar


    Com base nos dados da entrevista com o Júnior, a Rede Alix será algo que nunca tivemos antes no colégio. A Rede é formada por todas as escolas a partir da Associação  da Juventude Feminina, na qual estão preparando um campeonato esportivo. Não está decidido quando vai acontecer, mas provavelmente será em um sábado ou em um domingo numa das escolas de São Paulo , para promover o esporte e misturar os alunos da Rede para eles se conhecerem melhor. 
   Os alunos e professores das escolas participantes irão participar do campeonato. A escola de Santos ( Stella Maris ) irá subir a serra para disputar o campeonato. Talvez os times serão misturados a partir dos alunos do colégio.



Autor: Gabriel Henriques / Campo de futsal do colégio Stella Maris.














Hassan Neto, João Vitor, Gabriel Henriques, Gustavo Klimke.


quinta-feira, 10 de março de 2016


Exposição de Sebastião Salgado no Sesc Santos

       
Exposição Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado 
      Dos dias 20 de janeiro a 24 de abril, no Sesc Santos, temos a exposição Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado. Gênesis apresenta 100 fotos de 32 lugares distintos, com o tema meio ambiente.
  Sebastião Salgado, hoje com 72 anos, começou sua carreira de fotógrafo com 29 anos. Pós graduou-se em Economia em 1968 e em 1969 foi obrigado a procurar asilo político em Paris devido às perseguições da época ditatorial. Completou seu doutorado ainda na Europa e, cerca de 1973, voltou ao Brasil, trabalhando como especialista na fiscalização em plantações africanas. Em uma viagem à África, levou uma câmera fotográfica e conheceu a fotografia definitivamente.
  Sendo um dos mais variados fotógrafos, retrata desde imigrantes assalariados na Europa ao clima seco no perímetro africano de Sahel de Níger. O seu mais recente trabalho, Gênesis, foi um ideia proposta por Lélia Wanick, sua esposa, curadora de suas exposições e salvadora de sua carreira, a qual quase foi abandonada.
  A exposição é grátis e sua programação pode ser vista no site do Sesc Santos.

  integrantes: Clara Lopez, Luana Andrade, Natalia Aude e Thiago Amodio. 

Foto tirada hoje(10/03/2016) na entrevista da professora Andressa

 Como os alunos usam a 

internet?




A pesquisa sobre o uso da internet foi realizada pela professora Andressa, de filosofia e sociologia, no mês de fevereiro, com os alunos do 1º ano do ensino médio. Ela elaborou as perguntas e os alunos responderam.
O intuito da pesquisa era saber se os alunos usavam o celular para pesquisas, jogos, videos ou redes sociais. 
No gráfico, 43.5% dos entrevistados eram do sexo feminino, os outros 56.5% do sexo masculino.A maioria dos entrevistados utiliza mais ou menos 3 horas para redes sociais, e apenas 8.7% não utiliza as redes sociais. Já para obter informações ou pesquisas, a maioria utiliza até 30 minutos e ninguém utiliza 3 ou mais horas.
Nos vídeos usam-se 30 minutos, nos jogos de 2 ou 3 horas. 
A professora Andressa se surpreendeu muito com o resultado, pois achou que os alunos usavam o celular apenas para as redes sociais, mas grande parte usa para ver videos e jogar on-line.



Integrantes do grupo: Mariane Pontes, Rafaela Lira, Ana Carolina e Fernanda Coelho.

Estudo do Meio: acampamento na floresta

Fogueira ocorrerá no camping day
    Estudo do meio é uma atividade realizada em diversas escolas com objetivo de fazer os alunos se conectarem com os conteúdos estudados na sala de aula. Normalmente, as disciplinas envolvidas são História, Geografia e Ciências porém Junior, coordenador do fundamental II e do ensino médio, diz estar tentando expandir esses passeios para outras matérias.
   O professor Ronaldo, de Língua Portuguesa, disse que havia duas idéias iniciais porém os custos seriam muito altos. A alternativa, também muito legal e mais viável, é um camping day no colégio Nossa Senhora do Morumbi com os alunos dessa escola. Diversas disciplinas estariam envolvidas incluindo Ciências - que estariam voltadas para a trilha noturna na floresta do colégio -,  línguas estrangeiras, Português e até Artes - que estariam voltadas para um sarau ao redor de uma fogueira. Além de aprenderem, também haveria uma interação entre os alunos dos dois colégios.
   Júnior acredita que esses passeios são importantes porque os alunos aprendem muito mais visualizando do que apenas sentados observando a lousa.

Luíza Brito, Victor Brandão, Breno Coelho e Giulia Almiron - 9A

Alunos do Colégio Stella Maris envolvidos com a Campanha da Fraternidade

   Conversamos, no dia 25/02, com o professor de Filosofia e Religião, Tiago Mancha. Entrevistamos eles sobre a Campanha da Fraternidade de 2016 e ele nos esclareceu sobre algumas coisas.
   "A Campanha procura conscientizar  as pessoas sobre temas importantes como o desse ano"- explicou o professor. "A Campanha deste ano tem como tema o saneamento básico e o seu objetivo é levar saneamento básico à regiões onde vivem pessoas em péssimas condições de vida. - ele explica.
   Nós o perguntamos também de onde vem os fundos para essas campanhas e ele contou que todo o dinheiro é arrecadado por meio de doações, sem auxílio do governo. A campanha é organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pelo CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs). 

Imagem da Capela do Colégio Stella Maris











por: Felipe Melo, Paulo Aguiar, Enzo Paulella e André Blas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Jogos do campeonato interclasses do Stella Maris incentivam união


        O interclasse promove os esportes e a decisão de uma vez só, entre os professores e os alunos no Colégio Stella Maris de Santos. Para fazer este campeonato, eles sortearam um time e colocaram os professores como capitães, isso acontece anualmente.
    No campeonato participaram sete professores (André, Fernando, Fábio, Junior, Thiago, Diego e Paulo) e sete séries (9ª, 1º colegial, 2º colegial e 3º colegial).
  Todos os anos, o interclasses é um sucesso e todos gostam. O primeiro time eliminado foi o do Junior, depois o do Fernando, do Thiago, do Paulo e o do Diego na final. O vencedor foi o time do André que fez uma ótima campanha.




Autor: Gabriel Henriques / Meninos jogando bola em campo de futsal.













Hassan Neto, João Vitor, Gabriel Henriques, Gustavo Klimke.

Capela do Colégio Stella Maris de portas abertas para a comunidade

  Entrevistamos, nesta sexta-feira (dia 19/2), Ana Maria, a administradora do Colégio Stella Maris. Ela nos contou sobre capela do colégio e suas disponibilidades: “As missas da escola são abertas ao público aos sábados às 17h e aos domingos às 9h.”-ela explica. Perguntamos a ela também sobre o público que costuma frequentar a capela e ela nos explicou que a maioria são idosos aos domingos e um público mais jovem aos sábados.
  Ana Maria também nos explicou sobre a disponibilidade da capela para eventos, como batizados e casamentos: “Os casamentos e eventos de batismo, por enquanto, são disponíveis apenas para ex-alunos e seus filhos”. Além das missas de sábado e domingo também são realizadas missas com os alunos em datas especiais como Dias dos Pais, Dias das Mães, Natal, entre outras datas importantes.

Paulo Aranha, Felipe Melo, Enzo Paulella e André Blas (9ºA)

A AGUARDADA VIAGEM DE FORMATURA

Acampamento fica localizado em Sapucaí Mirim - divisa SP/MG
   A viagem de formatura é planejada e aguardada pelos alunos do 9ºano. Os destinos, normalmente, são um acampamento ou um resort com infraestrutura para receber adolescentes. Normalmente, ocorre no final do ano letivo com o apoio da escola.
   "A escolha do local é dos alunos, contanto que seja algo viável e apropriado", disse Maite, orientadora educacional da escola. "Os alunos viajam num ônibus com dois funcionários da escola acompanhando", continuou. Ela ainda afirmou que nunca houve problemas nessas viagens e que a finalidade é a interação e o divertimento dos alunos.
   João Cotrofe e Mariana Fuschini do primeiro ano do ensino médio afirmaram que adoraram a viagem e recomendam a todos. A melhor parte para ambos foram as festas. De acordo com os dois, os monitores, a comida e a infraestrutura são excelentes. "A limpeza era ótima também, só a gente que não cooperava", brincou João.

Breno Coelho, Giulia Almiron, Luíza Brito e Victor Brandão (9ºA)