O jornal da nossa Escola!


Bem vindo ao Jornal do Stella Maris

Confira notícias sobre esportes, cinema, moda e muito mais! .

Tudo sobre esportes você encontra aqui!

Copa América, Brasileirão, Campeonatos Escolares, entre outros.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Luz, Câmera e... Ação!

Confira as últimas notícias e matérias especiais sobre filmes e séries.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Liberação da maconha no Canadá

   O Canadá efetivou na, última quarta-feira (dia 17), a legalização da maconha. Depois de um século de proibição, consumidores comemoraram a liberação do uso recreativo e formaram longas filas para comprar os produtos em diversas cidades do país. Nas províncias de Terra Nova e Labrador, dezenas de pessoas esperaram durante horas pela abertura de uma loja Tweed, marca da maior fabricante de maconha do mundo, a Canopy Growth.
   Em Quebec, a estatal Sociedade de Cannabis Quebequense (SQDC, em francês) abriu às 10 horas da manhã e os primeiros compradores acampavam ansiosos na frente da loja desde a noite anterior. Sebastian Bouzats, um francês de Bordeaux, diz ter ido ao Canadá "para viver a experiência e provar todos os sabores". "Todos os franceses vão vir para cá para fumar", brincou o turista. 
   "Esse é um grande dia para o Canadá e, para nosso negócio, é algo enorme", afirmou Jordan Sinclair, vice-presidente de comunicação da Canopy Growth, empresa que se instalou em Otawa e hoje emprega mais de 800 pessoas.
    Apesar do sucesso entre os consumidores, a recepção do mercado ficou abaixo do que era esperado. As principais empresas canadenses listadas na Bolsa de Nova York fecharam o dia em queda: Tilray (-6,40%), Canopy Growth (-4,38%) e Cronos (-7,55%). Além disso,  o ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, afirmou que o governo apresentará projetos de lei para indultar pessoas que tenham sido condenadas por posse de maconha, número que pode passar dos 500 mil cidadãos.
    Apesar da reação decepcionante do mercado, espera-se um crescimento significativo nesse setor que ainda tem muito a ser explorado no país norte-americano. Estudos devem ser feitos para acompanhar a relação entre a descriminalização, o consumo e a violência no Canadá, a fim de servir como possível exemplo para outros países.



Felipe Melo, 24 de outubro.

A Morte de Mais um Jornalista

     

        Jamal Khashoggi tinha 60 anos e era jornalista na Arábia Saudita. No dia 02 de Outubro Jamal teria ido ao consulado para obter um documento para casar com sua noiva turca e desde então nunca mais foi visto. Recentemente, o governo da Arábia Saudita afirmou que o jornalista teria sido morto e seus restos mortais foram encontrados na casa do cônsul geral do país.
       Segundo fontes, o jornalista foi "desmembrado" e teve seu rosto "desfigurado". O colunista do jornal norte-americano The Washington Post era a voz crítica do regime saudita e todos suspeitam que esse foi o principal motivo que causou a morte do jornalista.
       Com objetivo de ocultar o assassinato, o governo da Arábia Saudita contratou um dublê para andar pelas ruas de Istambul com as mesmas roupas e aparências de Jamal, assim confundindo os investigadores da Turquia e de certa forma "provar" que o homem teria deixado o consulado saudita logo após conseguir seu documento para casar. A Rede de TV CNN teve acesso as câmeras de segurança que mostram um homem saindo do consulado vestindo as roupas de Khashoggi, uma barba falsa e óculos, mas segundo um oficial turco, o verdadeiro nome desse homem é Mustafa al-Madani. Ele é fisicamente parecido com o jornalista e sua participação na operação teria como único objetivo atrapalhar a investigação.
       Alguns países como Alemanha, Reino Unido, França e o Congresso dos Estados Unidos já tiveram reações contra esse atentado. A maioria dos países citados acima, são os fornecedores de armas para a Arábia Saudita e já relataram que irão ter maior cautela na hora de vender as armas, mas a Alemanha por exemplo, anunciou a suspensão de venda desses artefatos para a Arábia.
     

Mariana Rocha.

Bolsonaro pretende fazer cobrança de mensalidade em universidades federais

   A equipe que prepara os planos de governo do candidato Jair Bolsonaro (PSL) quer instituir cobrança de mensalidades em universidades federais para alunos de renda maior. Os recursos arrecadados formariam um fundo para ajudar no financiamento das vagas para estudantes com rendas menores. Embora o programa tenha aceitação maciça, a recomendação é falar pouco sobre o plano, pois poderia gerar polêmica e atrapalhar o desempenho do candidato no processo eleitoral.
  Estudo da Andifes divulgado em 2016 mostra que dois em cada três estudantes de universidades federais são de classe D e E. Um trabalho feito com base em entrevistas de 2014 com graduandos, mostrava que 66,2% dos alunos vinham de famílias cuja renda não ultrapassava de 1,5 salário mínimo per capita. E a desigualdade até vem diminuindo com os anos, segundo Andifes.
   A equipe de Bolsonaro também prevê mudança na escolha dos reitores das universidades. Com o calendários de mudança nas universidades federais, um estudo sobre "quem é quem" nas instituições de ensino tem servido de base para a equipe analisar as listas tríplices de escolhidos pelas comunidades acadêmicas. A escolha do reitor e do vice é feita pelo Presidente com base na relação dos mais votado. candidato do PSL propõe que o primeiro nome da lista deixe de ser a escolha automática e que se aplique a a busca por por nomes com experiência em "administração". 


Maria Fernanda Moncorvo 
   

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Renovação no Legislativo

     O primeiro turno das eleições já foi encerrado e os candidatos eleitos à Câmara e ao Senado já foram definidos. A Câmara dos Deputados será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes, com 56 e 52 deputados, respectivamente. Em seguida aparecem PP com 37, MDB com 34 e PSD também com 34 cadeiras.
     Em um levantamento feito pela Câmara com base nos dados do TSE, observa-se que, dos 513 deputados que vão tomar posse em 2019, 251 foram reeleitos, o equivalente a 48,9% do total (menos da metade das cadeiras). O MDB foi o que mais perdeu cadeiras: caiu de 66 eleitos em 2014 para 34 eleitos em 2018. Enquanto isso, o PSL foi o partido que mais ganhou cadeiras: 52 deputados eleitos agora, contra apenas 1 eleito em 2014. PSDB, que já foi a 3ª maior bancada, caiu para 9º.
     Rede Sustentabilidade e NOVO não participaram das eleições de 2014. O partido Rede conquistou uma deputada eleita por Roraima: Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita na Câmara. O Novo conseguiu eleger 8 deputados, eleitos por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
     Os partidos PRTB, PCO, PCB, PMB e PSTU seguem sem ter nenhum deputado eleito. Atualmente, outros 74 partidos estão em processo de formação no Brasil, ou seja, em busca de apoio de eleitores para, posteriormente, entrar com o pedido de registro no TSE.

Felipe Melo, 10 de outubro.
Bom dia, hoje nós vamos falar de uma coisinha que a grande maioria pensa que sabe. Quando vamos numa roda de amigos, de ambos sexos, ou perguntamos para qualquer um na rua ou shoppings ou até para familiares, ouvimos uma coisa um pouco diferente do que é.

Vamos falar sobre "Feminismo" uma palavra que faz toda diferença quando usada. Essa palavra é empregada para pessoas de ambos sexos que defendem e acreditam que mulher e homem possui os mesmos direitos e merecem mesmo respeito, salário e entre outros.
Feminismo não é mimi quando você mulher tem medo de andar sozinha na rua, não é mimi quando você ouve cantadas ou palavras de baixo calão até por que ser mulher é ficar na cozinha e você merece ficar quieta. (ironia).

Tenho uma coisinha para você leitor, assista "Assédio" uma minissérie brasileira passada na Rede Globo que retrata o famoso caso do Doutor Vida e chocou o mundo depois de ter estuprado mais de 57 mulheres. Ele era um dos médicos mais conceituados para fertilização. Essa série retrata o pesadelo dessas pacientes e o que fizeram para ter justiça. ( se você é um espectador sensível e se choca com certas coisas tome cuidado ao assistir essa séríe).

Ana Carolina Castro Martin