O jornal da nossa Escola!


Bem vindo ao Jornal do Stella Maris

Confira notícias sobre esportes, cinema, moda e muito mais! .

Tudo sobre esportes você encontra aqui!

Copa América, Brasileirão, Campeonatos Escolares, entre outros.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Luz, Câmera e... Ação!

Confira as últimas notícias e matérias especiais sobre filmes e séries.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

   Repercussões de maio de 68

      Há 50 anos, em maio de 68, na França, ocorreu uma das principais ondas de protestos do mundo contemporâneo. O que começou como uma série de revoltas de universitários, assumiu proporções inimagináveis, chegando a abarcar mais de 60% da população  francesa da época. As manifestações transcederam seu país de origem e instauraram uma nova tendência social em grande parte do globo. Com o intuito de revolucionar o sistema educacional vigente, os estudantes responsáveis exigiam reformas estudantis para melhorar a situação da sociedade francesa. O conservadorismo perdeu força, levando, em conjuntura com outros fatores, ao abalado capitalismo financeiro e da ascensão neoliberal.
       As consequências sociais dessa revolução estão presentes no mundo até hoje, diversos movimentos sociais se inspiram e derivam desse acontecimento histórico que deixou Paris em clima de guerra. 




Giovanna Gumiero, Pedro Nostre e Ana Luiza Britto

Mudanças na FUVEST



     A FUVEST,  a segunda mais importante prova de ingresso universitário no país, anunciou importantes mudanças no sistema de cotas e na estrutura da segunda fase. As alterações foram justicadas pelo sistema de ingresso na Universidade de São Paulo, a melhor faculdade da América Latina, como forma de evitar o desgaste do aluno, que seria prejudicado pelo sistema anterior.

  Até a FUVEST 2018, a segunda etapa do vestibular era aplicada em 3 dias, em que, no primeiro, eram realizadas as provas de Língua Portuguesa e Redação. No segundo, questões de todas as matérias do ensino médio e , no terceiro, provas específicas para cada curso. Agora, a partir do processo seletivo deste ano, o segundo dia será extinto e o número de disciplinas especificas do terceiro dia poderá aumentar.
   Outra importante alteração é a referente ao sistema de reserva de vagas. Anteriormente, os candidatos de escolas públicas ou aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas ( ppi) tinham um bônus de 12% em sua nota.Agora, os candidatos que se enquadram nesses critérios, terão reservados a eles 40% das vagas nos cursos desejados. Sendo que há uma tendência de aumento de 25% nas cadeiras reservadas até a FUVEST 2020.

Pedro Nostre   

Fake News preocupam TSE em tempos de eleição

         A menos de 5 meses do primeiro turno das eleições, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições não se reúne há mais de 2 meses. O colegiado, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visa discutir estratégias de combate à disseminação de fake news em tempos de eleição.
       O último encontro ocorreu em março, quando o diretor da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI, Howard Marshall, veio ao Brasil apresentar a estratégia norte-americana de combate a crimes cibernéticos. 
       Em tempos de pré-eleição, o foco do TSE é discutir ferramentas de investigação para atuar na prevenção e combate às fake news. O ministro Luiz Fux afirmou que "uma campanha limpa se faz com a divulgação das virtudes de um candidato, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura".
       A questão das fake news não é tão simples quanto parece, até que ponto o combate a notícias falaciosas se torna censura? Segundo o ministro, "[...] não se pretende tolher a liberdade de expressão e de informação legítima do leitor. A liberdade de expressão é pressuposto para qualquer regime que se intitule verdadeiramente democrático".

       Resta saber quais providências serão tomadas pelo TSE e pelo colegiado para que o combate a fake news seja feito sem que haja censura. A tarefa é difícil, afinal nenhum indivíduo pode ter sua liberdade de expressão privada pelo Estado.

Felipe Melo, 23 de maio de 2018.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Caminhoneiros fazem protesto

    Hoje (16) os caminhoneiros pararam suas atividades e querem parar parcialmente o principal acesso ao porto de Santos. O protesto tem duração prevista de 12h, com começo as 6h da manhã.
  A manifestação critica o aumento do óleo diesel, cobrança dos eixos erguidos nos pedágios e dos valores dos fretes para a Capital.
  O Sindicam diz ser uma manifestação pacífica e garante que terá circulação do trânsito. Segundo o diretor-executivo do Sindamar, o protesto será prejudicial às atividades econômicas da região.
  As manifestações, apesar de não confirmadas, podem voltar a ocorrer durante outras semanas. Aos moradores da Baixada: tentem evitar a região do Porto ou próximos por causa do trânsito.



Clara L.

Morrem 58 palestinos após decisão de Trump

   Nesta segunda-feira (15), ao menos 58 palestinos foram mortos em confronto contra o exército israelense na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. A mudança da embaixada norte-americana de Tel-Aviv para Jerusalém não agradou os palestinos que, sob comando do Hamas, organizaram o ataque contra Israel. Segundo o grupo, ao menos 2.700 pessoas ficaram feridas ontem ao tentar atravessar a cerca que separa a Faixa de Gaza de Israel. A Turquia responsabilizou Israel e os Estados Unidos pelo ocorrido, assim como a ONU exigiu o fim imediato das mortes em Gaza por disparos israelenses e a Anistia Internacional condenou o uso excessivo da força por parte dos soldados de Israel.
   A decisão de Trump de mudar o local da embaixada norte-americana foi defendida pelo premiê israelense, ao afirmar que Jerusalém é a capital eterna e indivisível de Israel. Apesar disso, a mudança não agradou palestinos que consideram a Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado. Em entrevista ao Estado de São Paulo, o cônsul israelense em São Paulo, Dori Goren, afirma que o Hamas não é um grupo pacífico e que disparos foram feitos apenas contra aqueles que tentaram atravessar a cerca que limita Israel: "Sim. A resposta foi bem cirúrgica. Não há outra opção. A alternativa é deixar que eles passem. Não podemos correr esse risco", respondeu o cônsul ao ser questionado sobre as mortes de ontem. "Não é nossa escolha, mas não há alternativa [...] Tudo está sendo feito como provocação, para que Israel atire contra os palestinos e cause uma comoção mundial", explicou Goren.
   Resta aguardar os próximos atos organizados pelo Hamas para vermos qual será a reação do exército israelense e a repercussão midiática que será gerada. O presidente norte-americano já se posicionou a favor do estabelecimento da paz na região.

CNH digital

 Desde 22 de Março, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital está disponível gratuitamente no Estado, porém houve pouca procura. Foram retiradas apenas 16 mil versões eletrônicas do documento, na Baixada Santista somam apenas 1.188  carteiras digitais. 
 Para ter o documento é necessário ter a habititação com QR-Code (código de barras). Desde de o ano passado, todos que tiraram ou renovaram a carteira já receberam com o novo recurso, impresso no verso da folha para garantir que não haja fraudes. A carteira de motorista eletrônica, quando ativada, é acessada pelo aplicativo CNH Digital, disponível para Android e IOS.
 Caso a pessoa não tenha a CNH impressa com QR-Code e não queira esperar até a data de renovação, pode pedir uma segunda via (com taxa de R$42,41) e retirar em uma unidade do Detran. 






Tinder dos orgãos

  O tinder para óvulos é uma invenção nova dos médicos de todo o mundo. Com o objetivo de uma mulher interessada em receber um óvulo pode fazer igual o aplicativo “tinder” onde você da match com outras mulheres com características físicas e que tem a disponibilidade de doar. 
   Com isso tem uma série de aplicativos para isso como: app Rede Óvulo Doação, Cadastro Nacional de Doadoras de óvulos fora os apps fora do pais. Nesses aplicativos é proibido a mostra de fotos e nomes de pessoas pois a doação é anônima, com isso um avatar é feito nas clinicas de reprodução que são ligadas ao aplicativo. 

  Isso pode ser muito bom para a humanidade é praticamente um transplante em casa tudo está mudando e inovando e a medicina também tem q ter seus avanços.

Prédios tombados e ocupados

  Após a tragédia do Largo do Paiçandu, onde muitas pessoas morreram por conta de um incêndio, mais de 60 prédios irão passar por uma vistoria técnica.
  Muitos prédios tombados e históricos no centro de São Paulo abrigam ocupações de pessoas que estão desabrigadas.
  O desabamento do prédio mostrou a verdadeira realidade para todo o povo brasileiro e com isso a prefeitura de São Paulo vai restaurar e melhorar esses edifícios para dar alguma segurança emergencial a essas pessoas.


Isabele Campos

Trump abandona acordo com Irã

   Nesta terça-feira (8), o presidente norte-americano tomou a decisão de abandonar o tratado sobre seu programa nuclear que envolvia Estados Unidos e Irã, que impedia o país de realizar testes nucleares. Estudiosos afirmam que a decisão levará ao fim da presidência de Hassan Rohani, presidente iraniano que deverá ser substituído por um governante mais conservador. Segundo o professor da Universidade Rutgers, Hooshang Amirahmadi, é provável que haja grande pressão popular sobre o atual governo.
   Sob pressão da população, a tendência é que o novo governo negocie um novo tratado com os Estados Unidos, visando o melhor para a economia iraniana. O acordo firmado em 2015 parecia a salvação para a crise que vivia o Irã. O desemprego beirava os 15% e a inflação era de 14% ao mês. Três anos depois, a inflação mensal é de 8% e o desemprego está em 11%. Houveram melhorias, no entanto, muito abaixo daquelas que eram esperadas pelo povo iraniano, que hoje via o tratado como ineficaz.
   A decisão de Trump abalou também as principais potências europeias: França, Alemanha e Reino Unido, que se mostraram contrários à decisão. Em videoconferência, a chanceler alemã Angela Merkel, a primeira-ministra britânica Theresa May e o presidente francês Emmanuel Macron se reuniram para discutir uma posição coletiva. "França, Alemanha e Reino Unido lamentam a decisão americana de sair do acordo nuclear iraniano. O regime internacional de não proliferação nuclear está em jogo", afirmou o presidente francês. As grandes potências europeias e o próprio Irã estão agora na expectativa do firmamento de um novo tratado, que provavelmente só acontecerá sob um novo comando no país do Oriente Médio.

Felipe Melo, 09 de maio de 2018

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Novo meio de mapear risco de câncer no pulmão

 Pela primeira vez no Brasil,um software de inteligência artificial será capaz de mapear nódulos pulmonares em exames de rotina e revelar aos médicos quais pacientes têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão, um dos tipos de tumor que mais mata.
 O projeto é uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e a Siemens Healthineers. Firmaram um acordo de cooperação de dois anos que prevê em laudos e tomografias do tórax de pacientes do hospital com o objetivo de identificar nódulos achados incidentalmente.

  Como vai funcionar


Etapa 1- Laudos de tomografias do tórax são requeridos pelos médicos e, depois, analisados com uso de inteligência artificial.

Etapa 2- O software Proactive Follow-up faz uma vista nos laudos em busca de nódulos pulmonares de maior risco.

Etapa 3- A equipe médica recebe um relatório com a indicação de quais pacientes têm nódulos suspeitos, para acompanhamento.

Etapa 4- Os pacientes, então, recebem um aviso com recomendações, como retorno ao médico ou repetir o exame após um ano.



Maria Fernanda Moncorvo



Os Refugiados no Brasil

Brasil e seus Refugiados.

   Nos últimos meses você deve ter ouvido falar nos conflitos na Síria, Afeganistão e outros países do Oriente Médio. Tais países são as principais fontes para a crise de refugiados que o Brasil vem passando. Primeiramente, refugiados são as pessoas que foram obrigadas a saírem de seu país de origem por perseguição ou precariedade.
   O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) é uma agência da ONU que coordena a ação internacional para proteger e realocar refugiados. Na Europa, milhares de refugiados chegam da Síria todos os dias e mesmo assim os países do continente não passam por uma grande crise, por que isso acontece? O Brasil, apesar de não ter tanta atenção e reconhecimento nesse assunto, recebeu mais de 2 mil sírios de 2011 ate 2015, quase o dobro de pessoas que os Estados Unidos receberam.
   Estima-se que hoje em dia, nosso país tenha mais de 8 mil refugiados, o ACNUR considera o Brasil um pioneiro na proteção internacional de refugiados, no entanto, temos muito o que melhorar, pois não temos estrutura suficiente para receber tantas pessoas todos os dias. O que existe em países da Europa que não temos aqui? A resposta é simples, investimento! Na Europa, milhares de Euros são investidos em programas e locais voltados para as pessoas que estão em procura de um lugar para viver melhor, enquanto no Brasil, não vemos muito investimento nem importância com esse assunto.

   Podemos dar destaque a um caso de crise falando dos venezuelanos em Roraima. Em dois anos, o aumento de venezuelanos nas escolas aumentou em 400%, dando destaque à disciplina de Língua espanhola, que era considerada de menos importância, esse aumento pode ser considerado um dos motivos da crise econômica que vive o país. No ano passado, mais de 2 mil refugiados eram encontrados nas escolas estaduais e municipais de Roraima. Isso está prejudicando nosso país, a falta de recursos na educação foi um dos motivos pelo qual o estado e o governo pediram para o SFT (Supremo Tribunal Federal), fechamento temporário da fronteira. Tudo isso contribuiu para que Roraima, a menor população do país, fosse o quinto estado com mais alunos nas escolas, logo atras do Rio de Janeiro.

MARIANA ROCHA

Arte em São Paulo


Arte em São Paulo   

Pichação e grafite, você sabe a diferença? O grafite é uma arte em que tudo pode  ser elaborado em letras, figuras e imagens, procurando transmitir uma mensagem a quem o vê, seria um tipo de manifesto artístico. A pichação é rabiscar coisas como palavras e letras aleatórias, ele não procura transmitir uma mensagem para os leitores e muitas vezes é considerado um ato de vandalismo.   Os grafites e pichações estão presentes em quase toda São Paulo, muitas vezes como forma de vandalismo e muitas vezes como forma de expressão cultural. Tal arte, como alguns reconhecem, estão presentes principalmente perto do Museu de Arte Urbana e na Vila Madalena. Em 2008, pela ação da lei N° 14.223, promulgada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, foi apagado o mural de 680m que ocupava o mural coletivo da Av. 23 de Maio e recentemente o prefeito de São Paulo, João Doria, resolveu pintar de cinza outros muros que eram considerados os maiores murais de grafite a céu aberto da America Latina. Como o grafite é considerado um manifesto de arte, urbanistas e artistas plásticos argumentaram que nem todos os desenhos apagados por Doria eram pichações e que eles contribuiram para deixar São Paulo mais colorida.No primeiro sábado do mês de Maio, um grupo resolveu pichar os Arcos da Rua Jandaia. Mesmo com a instalação de cameras, o ato de vandalismo conhecido como pichação durou 30 minutos; nas imagens, o homem aparece pendurado por uma corda enquanto pintava as iniciais “BTH”. Pelas redes sociais, o prefeito regional da Sé divulgou que as áreas afetadas já estão em processo de limpeza acompanhado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Os envolvidos nas pichações, podem receber uma multa de 10 mil reais, alem de responderem por crimes ambientais.

MARIANA ROCHA, ALESSANDRO

terça-feira, 8 de maio de 2018

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Estudantes do Stella Maris visitam a TV Tribuna

         Quarta-feira, dia 26 de abril, os alunos dos nonos anos e da eletiva de jornalismo do Colégio Stella Maris foram, em estudo do meio, à TV Tribuna, onde aprenderam sobre o processo de produção de um telejornal. Os setores visitados pela turma foram o estúdio de gravação do jornal, o auditório, a redação, o switcher, as ilhas de edição e uma sala de reuniões.
          Os alunos Vitor Sartori e Mariana Cury, ambos, preferiram, dentre todas as alas visitadas, o estúdio de gravação. ''Com certeza, o estúdio foi o ponto alto da visita.Ver como é feito a gravação foi muito legal. Além disso, pude ver como funcionam as câmeras e os aparelhos tecnológicos, coisas que me interessam muito.'' disse Sartori.
          Mariana Cury classificou o dia-a-dia do jornal como estressante.''É muito corrido. São muitas tarefas a serem feitas, muitas etapas, com um prazo muito curto.'' Ao serem questionados sobre seguir a carreira do jornalismo, Mariana disse: '' Eu não sei ainda. É muito cedo para decidir.''. Já Vitor afirmou: ''Não. Definitivamente não. Não me identifico muito com a área.''.
        Mesmo assim, o ''saldo final'' da visita foi positivo. Segundo Cury, '' foi muito legal entender o processo que envolve o jornal. Principalmente, todas as pessoas que participam dele. Existem funções ali, que nem imaginamos que existem!''.
             A visita também serviu para a eletiva de jornalismo. Segundo um integrante do curso, '' o estudo do meio foi muito benéfico ao nosso trabalho. Ao entender como as tarefas são divididas, em um ambiente profissional, podemos aplicar algumas dicas de produção ao nosso jornal. Assim, podemos entender todo o processo e aplicá-lo para podermos aperfeiçoar nossas atividades.''.

Pedro Nostre
          

Atenções se voltam para a questão do lixo espacial

   Em abril, com a queda da estação espacial chinesa, Tiangong-1, no Oceano Pacífico, o mundo voltou sua atenção para a questão do lixo espacial. A estação pesava mais de 8 toneladas e estava inoperante desde 2006, sem utilidade alguma. Estudos feitos pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o problema é bem mais grave. A quantidade de lixo orbitável aumentou drasticamente nos últimos anos, tornando a órbita terrestre cada vez mais próxima do seu limite de saturação. A faixa da órbita baixa é a que mais concentra lixo humano no espaço (cerca de 40%) e vem se tornando cada vez mais impraticável com o acúmulo de detritos.
   Podendo viajar a mais de 28 quilômetros por hora, esses detritos podem ter um impacto devastador independente de seu tamanho. "Se reduzirmos os lançamentos espaciais a zero hoje mesmo, o número de objetos vai continuar aumentando da mesma forma. Isso porque cada colisão espalha um grande número de detritos, que continuam viajando no espaço em grande velocidade, produzindo novas colisões", explicou o diretor do Escritório de Detritos Espaciais da ESA, Holger Krag ao Estado. Segundo o cientista, esse efeito bola de neve tende a inviabilizar cada vez mais o uso da órbita terrestre para atividades espaciais.
   Novas tecnologias para a remoção de lixo espacial já estão sendo desenvolvidas e, segundo Krag, a prioridade máxima é a retirada de objetos grandes, que são a maior fonte de novos detritos, e dos objetos mais próximos à Terra. A ESA programa entrar em ação e iniciar as operações de limpeza em 2023, em um futuro o mais próximo possível. Já foram rastreados mais de 23 mil detritos com mais de 10 centímetros e 750 mil fragmentos entre 1 e 10 centímetros na órbita terrestre. Além disso, estima-se que hajam mais de 166 milhões de fragmentos menores, incapazes de serem rastreados e detectados. O problema traz à tona o descaso feito pelas agências espaciais ao longo dos anos, que pouco se preocuparam com o lixo que estavam despejando indevidamente na órbita terrestre. As providências têm de ser tomadas o mais cedo possível. Através da operação, objetos maiores seriam despejados de volta na atmosfera terrestre para que sejam desintegrados.

Felipe Melo, 2 de maio.




Desabamento em São Paulo

Image result for motivo do desabamento em sao paulo 2018
Um prédio de 24 andares desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado por volta de 1h30 e o desabamento ocorreu por volta das 3h, em consequência das chamas. As informações da Defesa Civil são de que o prédio que desabou era ocupado por várias famílias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.


 No prédio, havia em torno de 146 famílias, que ocupavam irregularmente o prédio; até agora 44 moradores estão desaparecidos e apenas um homem foi morto após uma tentativa de resgate. O motivo pelo incêndio ainda esta em investigação, porém as autoridades estão com dificuldades de descobrir o real motivo, por causa do desabamento, Um dos sobreviventes, o ajudante-geral Gabriel Archângelo, 24, que morava no sexto andar do prédio, contou ao jornalistas no local, que ouviu um estrondo no começo da madrugada vindo do andar de baixo --onde um casal com histórico de desavenças discutia. A versão, porém, é contestada por outros moradores. O barulho de explosão, entretanto, foi confirmado por outros sobreviventes.