O líder sul-coreano, que visitou Pyongyang com o objetivo de relançar as negociações sobre a eliminação de armas nucleares da Península, avaliou que a visita de Kim Jong-un à Seul poderá ocorrer ainda neste ano.
Ao falar sobre o encontro, a porta-voz do departamento americano de Estado Heather Nauert destacou "a oportunidade histórica" para o líder norte-coreano cumprir o compromisso assumido na cúpula com o presidente americano Donald Trump, em Singapura. Nesta cúpula, em 12 de junho, Kim reiterou ao presidente dos Estados Unidos seu compromisso para avançar até "a desnuclearização completa da península coreana".
Na declaração assinada hoje pelos líderes coreanos, a cidade de Pyongyang se compromete com o fechamento permanente da sua central de Yongbyon, epicentro de seu programa nuclear, caso Washington cumpra com o que foi estipulado na cúpula de Singapura.
Além disso, Coreia do Sul e Coreia do Norte concordaram em reduzir os conflitos nas fronteiras e estabelecer uma conexão de estradas e ferrovias até o final do ano, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico de ambos os países
Santos, 19 de setembro
Felipe Melo
0 comentários:
Postar um comentário