O jornal da nossa Escola!


Bem vindo ao Jornal do Stella Maris

Confira notícias sobre esportes, cinema, moda e muito mais! .

Tudo sobre esportes você encontra aqui!

Copa América, Brasileirão, Campeonatos Escolares, entre outros.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Luz, Câmera e... Ação!

Confira as últimas notícias e matérias especiais sobre filmes e séries.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Da Cunha à Flip


           A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contará com uma homenagem a Euclides da Cunha, autor de " Os sertões", grande clássico da literatura brasileira. A curadora Fernanda Diamant investiu em um programa menos ficcional, já que a obra em questão retrata a guerra de Canudos. O autor de tão prestigiada criação foi cobrir o que acontecia na Bahia, mais especificamente em Monte Santo, e brilhantemente relatou o massacre e desamparo da população que tanto sofreu por essa guerra de interesses. O Brasil sofre uma crise psicológica grave e precisamos ressaltar as dores e a História que nos levaram até aqui para aprendermos com ela. 







Ana Luiza Britto e Giovanna Gumiero

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Irlanda e Brexit


    Leo varadkar, primeiro ministro da irlanda, disse ontem em uma entrevista de rádio que a saída do Reino Unido da União Europeia ameaça o acordo da Sexta-Feira Santa, que foi criado em 1998, que encerrou três décadas de violência entre nacionalistas e unionistas sobre o status político da Irlanda do Norte. “Qualquer coisa que separe as comunidades da Irlanda do Norte ameaça o acordo de Sexta Feira Santa. E qualquer coisa que separe a Grã-Bretanha da Irlanda ameaça a nossa relação”, diz Varadkar.
   Com o Brexit, o Reino Unido deixaria de fazer parte da UE e refazer o controle aduaneiro entra as Irlandas, segundo um estudo do governo irlandês, a Irlanda custaria 18 bilhões para o Brexit. O problema é que o governo da premiê britânica, Theresa May, é sustentado por uma unificação que precisa de 10 deputados norte-irlandeses do Partido Unionista Democrático (DUP), que não aceita viver em um regime diferente de Londres, o que significaria a unificação da Irlanda.
   Varadkar garantiu ter uma boa relação com Arlene Foster, líder do DUP, mas disse que ela precisa chegar em um acordo político com Sinn Féin, grupo nacionalista, para que seja restaurada a divisão de poderes entre os dois partidos.
     A Irlanda do Norte está sem governo desde janeiro de 2017, quando DUP e Sinn Féin romperam em razão de um escândalo de corrupção envolvendo Foster, o que prejudica o repasse de recursos e a administração do território.
  
Mafe Moncorvo 

Uma Ideia Ecológica

    Você deve ter percebido nos últimos meses a diminuição dos canudos nos estabelecimentos públicos, isso acontece por causa da lei que proibi a distribuição dos canudos plásticos em qualquer restaurante ou bar. Mas qual a consequência dessa ação?    A diminuição dos canudos automaticamente aumenta o uso e consumo de outros artefatos para tomar líquidos, como por exemplo os copos plásticos. Algumas escolas e restaurantes estão substituindo o canudo pelo copo plástico e essa é uma escolha não muito ecológica, pois enquanto o canudo plastico pesa aproximadamente 0,80 gramas, o copo pesa 1.80 gramas, ou seja, fazendo essa substituição, acabamos usando mais plástico.    Com base nesses fatos, muitas lojas já estão lançando copos reutilizáveis e canudos feitos de papel ou aço inox, o que diminui a quantidade de lixo plástico produzido pelo ser humano, essa sim é uma substituição ecológica a para os plásticos do dia a dia.

Mariana Rocha

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Liberação da maconha no Canadá

   O Canadá efetivou na, última quarta-feira (dia 17), a legalização da maconha. Depois de um século de proibição, consumidores comemoraram a liberação do uso recreativo e formaram longas filas para comprar os produtos em diversas cidades do país. Nas províncias de Terra Nova e Labrador, dezenas de pessoas esperaram durante horas pela abertura de uma loja Tweed, marca da maior fabricante de maconha do mundo, a Canopy Growth.
   Em Quebec, a estatal Sociedade de Cannabis Quebequense (SQDC, em francês) abriu às 10 horas da manhã e os primeiros compradores acampavam ansiosos na frente da loja desde a noite anterior. Sebastian Bouzats, um francês de Bordeaux, diz ter ido ao Canadá "para viver a experiência e provar todos os sabores". "Todos os franceses vão vir para cá para fumar", brincou o turista. 
   "Esse é um grande dia para o Canadá e, para nosso negócio, é algo enorme", afirmou Jordan Sinclair, vice-presidente de comunicação da Canopy Growth, empresa que se instalou em Otawa e hoje emprega mais de 800 pessoas.
    Apesar do sucesso entre os consumidores, a recepção do mercado ficou abaixo do que era esperado. As principais empresas canadenses listadas na Bolsa de Nova York fecharam o dia em queda: Tilray (-6,40%), Canopy Growth (-4,38%) e Cronos (-7,55%). Além disso,  o ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, afirmou que o governo apresentará projetos de lei para indultar pessoas que tenham sido condenadas por posse de maconha, número que pode passar dos 500 mil cidadãos.
    Apesar da reação decepcionante do mercado, espera-se um crescimento significativo nesse setor que ainda tem muito a ser explorado no país norte-americano. Estudos devem ser feitos para acompanhar a relação entre a descriminalização, o consumo e a violência no Canadá, a fim de servir como possível exemplo para outros países.



Felipe Melo, 24 de outubro.

A Morte de Mais um Jornalista

     

        Jamal Khashoggi tinha 60 anos e era jornalista na Arábia Saudita. No dia 02 de Outubro Jamal teria ido ao consulado para obter um documento para casar com sua noiva turca e desde então nunca mais foi visto. Recentemente, o governo da Arábia Saudita afirmou que o jornalista teria sido morto e seus restos mortais foram encontrados na casa do cônsul geral do país.
       Segundo fontes, o jornalista foi "desmembrado" e teve seu rosto "desfigurado". O colunista do jornal norte-americano The Washington Post era a voz crítica do regime saudita e todos suspeitam que esse foi o principal motivo que causou a morte do jornalista.
       Com objetivo de ocultar o assassinato, o governo da Arábia Saudita contratou um dublê para andar pelas ruas de Istambul com as mesmas roupas e aparências de Jamal, assim confundindo os investigadores da Turquia e de certa forma "provar" que o homem teria deixado o consulado saudita logo após conseguir seu documento para casar. A Rede de TV CNN teve acesso as câmeras de segurança que mostram um homem saindo do consulado vestindo as roupas de Khashoggi, uma barba falsa e óculos, mas segundo um oficial turco, o verdadeiro nome desse homem é Mustafa al-Madani. Ele é fisicamente parecido com o jornalista e sua participação na operação teria como único objetivo atrapalhar a investigação.
       Alguns países como Alemanha, Reino Unido, França e o Congresso dos Estados Unidos já tiveram reações contra esse atentado. A maioria dos países citados acima, são os fornecedores de armas para a Arábia Saudita e já relataram que irão ter maior cautela na hora de vender as armas, mas a Alemanha por exemplo, anunciou a suspensão de venda desses artefatos para a Arábia.
     

Mariana Rocha.

Bolsonaro pretende fazer cobrança de mensalidade em universidades federais

   A equipe que prepara os planos de governo do candidato Jair Bolsonaro (PSL) quer instituir cobrança de mensalidades em universidades federais para alunos de renda maior. Os recursos arrecadados formariam um fundo para ajudar no financiamento das vagas para estudantes com rendas menores. Embora o programa tenha aceitação maciça, a recomendação é falar pouco sobre o plano, pois poderia gerar polêmica e atrapalhar o desempenho do candidato no processo eleitoral.
  Estudo da Andifes divulgado em 2016 mostra que dois em cada três estudantes de universidades federais são de classe D e E. Um trabalho feito com base em entrevistas de 2014 com graduandos, mostrava que 66,2% dos alunos vinham de famílias cuja renda não ultrapassava de 1,5 salário mínimo per capita. E a desigualdade até vem diminuindo com os anos, segundo Andifes.
   A equipe de Bolsonaro também prevê mudança na escolha dos reitores das universidades. Com o calendários de mudança nas universidades federais, um estudo sobre "quem é quem" nas instituições de ensino tem servido de base para a equipe analisar as listas tríplices de escolhidos pelas comunidades acadêmicas. A escolha do reitor e do vice é feita pelo Presidente com base na relação dos mais votado. candidato do PSL propõe que o primeiro nome da lista deixe de ser a escolha automática e que se aplique a a busca por por nomes com experiência em "administração". 


Maria Fernanda Moncorvo 
   

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Renovação no Legislativo

     O primeiro turno das eleições já foi encerrado e os candidatos eleitos à Câmara e ao Senado já foram definidos. A Câmara dos Deputados será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes, com 56 e 52 deputados, respectivamente. Em seguida aparecem PP com 37, MDB com 34 e PSD também com 34 cadeiras.
     Em um levantamento feito pela Câmara com base nos dados do TSE, observa-se que, dos 513 deputados que vão tomar posse em 2019, 251 foram reeleitos, o equivalente a 48,9% do total (menos da metade das cadeiras). O MDB foi o que mais perdeu cadeiras: caiu de 66 eleitos em 2014 para 34 eleitos em 2018. Enquanto isso, o PSL foi o partido que mais ganhou cadeiras: 52 deputados eleitos agora, contra apenas 1 eleito em 2014. PSDB, que já foi a 3ª maior bancada, caiu para 9º.
     Rede Sustentabilidade e NOVO não participaram das eleições de 2014. O partido Rede conquistou uma deputada eleita por Roraima: Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita na Câmara. O Novo conseguiu eleger 8 deputados, eleitos por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
     Os partidos PRTB, PCO, PCB, PMB e PSTU seguem sem ter nenhum deputado eleito. Atualmente, outros 74 partidos estão em processo de formação no Brasil, ou seja, em busca de apoio de eleitores para, posteriormente, entrar com o pedido de registro no TSE.

Felipe Melo, 10 de outubro.
Bom dia, hoje nós vamos falar de uma coisinha que a grande maioria pensa que sabe. Quando vamos numa roda de amigos, de ambos sexos, ou perguntamos para qualquer um na rua ou shoppings ou até para familiares, ouvimos uma coisa um pouco diferente do que é.

Vamos falar sobre "Feminismo" uma palavra que faz toda diferença quando usada. Essa palavra é empregada para pessoas de ambos sexos que defendem e acreditam que mulher e homem possui os mesmos direitos e merecem mesmo respeito, salário e entre outros.
Feminismo não é mimi quando você mulher tem medo de andar sozinha na rua, não é mimi quando você ouve cantadas ou palavras de baixo calão até por que ser mulher é ficar na cozinha e você merece ficar quieta. (ironia).

Tenho uma coisinha para você leitor, assista "Assédio" uma minissérie brasileira passada na Rede Globo que retrata o famoso caso do Doutor Vida e chocou o mundo depois de ter estuprado mais de 57 mulheres. Ele era um dos médicos mais conceituados para fertilização. Essa série retrata o pesadelo dessas pacientes e o que fizeram para ter justiça. ( se você é um espectador sensível e se choca com certas coisas tome cuidado ao assistir essa séríe).

Ana Carolina Castro Martin

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Kim Jong-un desnuclearizará Coreia do Norte

      O presidente sul-coreano Moon Jae-in se reuniu em Pyongyang (capital norte-coreana) nesta quarta-feira (19) como o líder norte-coreano Kim Jong-un. Durante o encontro, foi firmado um acordo entre os países: "O Norte aceitou fechar, de forma permanente, o sítio de testes de mísseis de Tongchang-ri e a base de lançamento de mísseis, na presença de especialistas dos países afetados", declarou Moon.
      O líder sul-coreano, que visitou Pyongyang com o objetivo de relançar as negociações sobre a eliminação de armas nucleares da Península, avaliou que a visita de Kim Jong-un à Seul poderá ocorrer ainda neste ano.
      Ao falar sobre o encontro, a porta-voz do departamento americano de Estado Heather Nauert destacou "a oportunidade histórica" para o líder norte-coreano cumprir o compromisso assumido na cúpula com o presidente americano Donald Trump, em Singapura. Nesta cúpula, em 12 de junho, Kim reiterou ao presidente dos Estados Unidos seu compromisso para avançar até "a desnuclearização completa da península coreana".
     Na declaração assinada hoje pelos líderes coreanos, a cidade de Pyongyang se compromete com o fechamento permanente da sua central de Yongbyon, epicentro de seu programa nuclear, caso Washington cumpra com o que foi estipulado na cúpula de Singapura.
     Além disso, Coreia do Sul e Coreia do Norte concordaram em reduzir os conflitos nas fronteiras e estabelecer uma conexão de estradas e ferrovias até o final do ano, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico de ambos os países

Santos, 19 de setembro
Felipe Melo

Tem Cura.



                    Uma nova doença foi descoberta, e agora num nível de semelhança altíssimo com Alzheimer e Parkinson, porém há uma saída. A doença que tem por nome Hidrocefalia da Pressão Normal( HPN), é de uma patologia que leva á um excesso de líquido no ventrículo cerebral, provocando sintomas que podem ser confundidos com doenças comuns da velhice como: Incontinência Urinária, Perda de Memória e Confusão Mental. Também chamada de Hidrocefalia do Idoso, por atingir pacientes acima de 65 anos, a HPN afeta cerca de 120 mil brasileiros, mas ainda é pouco conhecida da população e até de alguns médicos.
                     A grande diferença entre a HPN e as doenças neurodegenerativas é que ela pode ser revertida com a implantação de uma válvula no cérebro, com o objetivo de drenar o excesso do líquido e faz o paciente recuperar todas as suas funcionalidades, na maioria das vezes logo após a cirurgia. 75% dos pacientes tem melhora significativa em até um ano. 

Fuga de 92 presos na Paraíba

No dia 10 de setembro, um grupo de bandidos invadiu a penitenciaria de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes com a intenção de libertar 4 homens que faziam parte de uma quadrilha muito perigosa que assalta bancos, carros fortes e vários caminhões com mercadorias de valores. Com a tentativa de retirar apenas 4 homens, acabou causando a fuga de 92 bandidos.
O combate aos bandidos deixou a polícia em desvantagem, pois os bandidos possuíam armas proibidas até para os policiais, isso ocasionou a morte de um militar que foi atingido na cabeça.
A PM diz que conseguiu recapturar 49 detentos após ações feitas na Paraíba e nas divisas com Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

As Tragédias dos Patrimônios Brasileiros


Se você acompanha os jornais e os programas de TV, deve ter  notado uma onda de incêndios que estão levando patrimônios importantes do nosso país. O Museu da Língua Portuguesa, Museu Nacional do Rio De Janeiro e os casarões do Centro Histórico de Salvador foram alguns das vitimas do esquecimento.
Especificando o caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, um incêndio de grandes proporções destruiu o maior museu de historia natural do país, levando mais de  milhões de itens. A causa do incêndio ainda é desconhecida e a policia federal continua investigando esse caso, mas o Ministro da Cultura citou as hipóteses de curto circuito, o fogo se espalhou rapidamente, pois boa parte do museu era feito de madeira.
            O Museu, logo apos o incêndio, foi verificado com situação irregular dos bombeiros, não possuía portas corta fogo, não estava com seguro e possuía sinais de má conservação (como fios soltos, cupins e paredes descascadas). Mas por que tudo isso estava acontecendo com um patrimônio tao importante e famoso? Uma reportagem do programa Bom Dia Brasil mostrou que a instituição deveria receber o investimento de R$550 mil, mas ha muito tempo, estava recebendo apenas 60% dessa verba, e muitas vezes, ate menos. No dia que a tragedia aconteceu, o local já estava a mais de 3 anos com a verba reduzida, a situação estava tão crítica, que o pessoal da faculdade UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que cuida para que essa verba chegue realmente ao museu, chegou a fazer uma “vaquinha virtual” para que as pessoas pudessem ajudar na manutenção.
            O patrimônio era de grande importância para a historia do Brasil, pois foi criado por D. João VI em 1818, foi o local em que a princesa Leopoldina tinha se casado com D. Pedro I e assinou a Declaração da Independência do Brasil em 1822. Alguns itens super importantes também estavam expostos no Rio de Janeiro, como por exemplo o cranio de Luzia (o fóssil de um ser humano mais antigo já encontrado), o trono do Rei Daomé e Bendegó (o meteorito de 5 toneladas). Peças mais resistentes foram salvas, como Bendegó, parte da coleção de zoologia e um cranio, que pode ou não ser o de Luzia, mas as outras peças foram completamente destruídas, tudo que estava no prédio principal foi completamente incendiado, juntamente com o acervo mobiliário do 1° reinado e peças herdadas da família imperial.

MARIANA ROCHA.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Crise no ensino básico

    Violência, falta de estrutura, salários atrasados e consumo de drogas tomaram conta da Escola Estadual Tancredo Neves, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A escola registrou em 2015 uma nota de 4,6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e viu seu indicador cair para 3,0 no ano de 2018. Violência e greves são apontados por alunos e professores como os principais fatores que desencadearam nos problemas que a escola enfrenta hoje. Alunos afirmam que casos de bullying são frequentes.
    Somente em 2018 foram 48 dias de paralisação na escola estadual. As principais reivindicações dos grevistas são o pagamento dos salários atrasados e melhorias na infraestrutura do colégio. Atendendo 16 comunidades carentes da região, o diretor da escola confirma que os casos de violência são frequentes e afirma que convive com facções diariamente no ambiente escolar. 
    A coordenadora pedagógica Andreia Leal critica a gestão do governador Fernando Pimentel, do PT, apesar de lembrar que a gestão anterior (de Antonio Anastasia, do PSDB) também descumpriu promessas feitas aos professores. No governo petista, a coordenadora reclama da falta de investimento nas escolas e na formação de professores. Andreia mostra com orgulho a biblioteca reformada pela escola com dinheiro próprio, apesar das dificuldades: "Tudo que a gente fez aqui precisou da nossa iniciativa e do nosso bolso", conta ela.
    O governador Fernando Pimentel soltou uma nota afirmando que, apesar da redução do Ideb nos anos finais do fundamental, o estados de Minas Gerais teve um aumento nos anos iniciais e no ensino médio. O candidato do PSDB Antonio Anastasia fez críticas à gestão de Pimentel. Ambos disputarão a eleição nesse ano de 2018.



Santos, 12 de setembro
Felipe Melo

Obra de Paulo Mendes da Rocha é revisitada em mostra



Dos 11 projetos arquitetônicos expostos na mostra "Ocupação Paulo Mendes da Rocha", que será aberta na quarta feira, dia 12, no Itaú Cultural, nove jamais saíram do papel. Isso diz muito sobre o Brasil e a falta de interesse dos governantes de investir em projetos visionários.
Image result for Paulo mendes da rocha projetos

 Todos esses projetos nunca foram expostos no Brasil. Foram vistos apenas na Bienal da Venezuela há 18 anos, ou seja, na cidade que inspira o arquiteto Mendes da Rocha e concedeu ao arquiteto, que completa 90 anos em Outubro, o Leão de Ouro da mostra internacional em 2016. O arquiteto liga pouco para prêmios e mais para os projetos que fez e que vai deixar como legado.


Maria Fernanda Moncorvo

17 ANOS DO MAIOR ATAQUE TERRORISTA


No dia 11 de Setembro de 2001 aconteceu o que foi reconhecido como o maior ataque terrorista dos Estados Unidos. Nesse dia uma serie de ataques  coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda se tornou um marco histórico muito grande, quatro aviões foram jogados nas cidades de Nova Iorque, Washington e Pensilvânia, deixando mais de 3.000 mortos.

Hoje, em 2018, fazem 17 anos que esse ataque aconteceu e até hoje das 3.000 mortas, mais de 1.100 pessoas ainda não foram identificadas. Nos locais dos ataques foram encontrados cerca de 22 mil fragmentos humanos e foram testados para identificação entre 10 e 15 vezes, porem somente 1.642 das 3 mil pessoas mortas foram identificadas, o resto delas ainda resistem a identificação.

Os cientistas, 17 anos depois do ataque, ainda estão trabalhando nessa missão de identificar todos os corpos, com ajuda dos últimos avanços tecnológicos. A maioria dos fragmentos encontrados são ossos, e esse material é o tipo biológico mais difícil de se trabalhar, pois o DNA fica muito bem guardado. A nova técnica que esta sendo utilizada pelos médicos para facilitar esse processo consiste em reduzir os fragmentos de ossos encontrados, em pó e depois misturar com outros produtos químicos que permitem a exposição e extração do DNA. É um processo lento, mas com esse método no ano passado, mais uma vítima foi identificada. Os cientistas que estão trabalhando nesse caso afirmam que o compromisso deles continua o mesmo de 2001 até hoje.

MARIANA ROCHA.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Venezuela venderá ouro para a população

     O presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou no último domingo (26) um novo plano nacional de poupança. Devido à desvalorização da moeda venezuelana, o plano é fazer com que cidadãos comprem lâminas de ouro e criem poupanças com este ativo, que não perde seu valor com a desvalorização da moeda nacional. 
     Segundo Maduro, o Estado venderá lingotes de 1,5 grama por 3.780 bolívares e de 2,5 gramas por 6.300 bolívares (o equivalente a 253 e 427 reais, respectivamente). O chamado "Plano Dourado" tem como propósito reduzir a pobreza no país, que já representa 87% da população.

      "Chegou a hora do plano de poupança em ouro. Vamos poupar em ouro", anunciou Maduro durante uma reunião com membros do governo e de seu partido. O presidente informou também que os lingotes de ouro serão provenientes de Guayana, região que faz fronteira com a Guiana, onde estão as maiores reservas do metal precioso do país.
       A tentativa desesperada de Maduro procura reverter a situação catastrófica em que se encontra a Venezuela. A hiperinflação gera uma crise generalizada no país latino-americano, se extendendo para os serviços públicos estatais de distribuição, afetando a população de forma direta.

Felipe Melo, 29 de agosto.

Atirador da Flórida era jogador profissional de games

Em fevereiro de 2017, David Katz teve uma vitória emocionante em um torneio de Madden NFL, um jogo de futebol americano. Mas sua carreira promissora tomou um outro detido no domingo, na Flórida. Katz, com 24 anos, matou duas pessoas a tiros em um campeonato de videogame.Uma testemunha que morava na mesa comunidade que Katz, disse ao Flórida Times-Union que ele abriu fogo logo após de ter sido eliminado de uma competição. O ataque a tiros foi um golpe para a comunidade de Madden, justo quando a popularidade do jogo começou a aumentar. “Este é um jogo competitivo”, disse Matthew Lee, jogador que estava escalado para participar do evento no domingo.Antes considerado um passatempo para preguiçosos, os e-sports se tornaram uma atividade altamente competitiva pois é muito lucrativa para jogadores nos últimos anos. Os melhores jogadores competem por dinheiro e patrocínios, alguns campeonatos oferecem prêmios que alcançam milhões.



Maria Fernanda Moncorvo e Mariana Rocha

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Instituto de advogados vê aborto como assassinato

A Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo aprovou um documento no qual afirma que “aborto é assassinato”. “Não adianta falar que não é, morte é morte” diz o texto. “Ninguém tem liberdade para matar, mesmo que seja a mãe do embrião vivo”.

O instituto reúne alguns dos principais advogados do país. Foi fundado em 1874 com o propósito de promover o aprimoramento do estudo e da prática da ciência jurídica.

O documento que foi aprovado no dia 13 de agosto, foi enviado para ministra Rosa Weber, que discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. O processo foi ajuizado no ano passado pelo PSOL, que argumentou algumas razões jurídicas que moveram a criminalização do aborto pelos Código Penal de 1940 “violam os preceitos fundamentais da dignidade da pessoa humana da proibição de tortura ou tratamento desumano ou degradante, da saúde e do planejamento familiar de mulheres, adolescentes e meninas”.

Hoje o aborto só é permitido em três tipos de gravidez: decorrente de estupro, que cause risco à vida da mulher ou de feto anencéfalo.


Maria Fernanda Moncorvo 

O Problema dos Canudos


  Nas ultimas semanas, se você frequentou algum tipo de restaurante ou estabelecimento de serviços, provavelmente deve ter sentido falta de alguma coisa que estava muito presente na sua vida, os canudos. No dia 20 de Agosto de 2018, foi aprovada uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos em bares, restaurantes e lanchonetes, varias cidades já estão adotando e se acostumando com essa novidade que é a falta desse utensilio que nunca percebemos que era tão útil e presente no nosso dia a dia. Em Santos, a medida estabelecida pela lei ira ser colocada em pratica a partir de 2019 e a multa para quem desrespeitar tal proibição sera no valor de R$500 a R$ 1 Mil.
 

 Alguns equívocos também foram encontrados nessa lei, pois muitos afirmam que a ideia inicial era introduzir algo que ajudasse o meio ambiente e não apenas proibisse o prejudicial. Devemos lembrar e parar de ignorar os outros problemas com plástico que atingem o meio ambiente, como o uso de sacolas plasticas, garrafas pets, etc. Os canudos não são os únicos inimigos do oceano.

  Mas por que essa proibição somente dos canudos? Segundo dados da ONG Ocean Conservancy, os canudos foram o 7° item mais coletado nos oceanos em todo mundo no ano de 2017. Em buscas alternativas aos canudos de plastico algumas ideias foram criadas, como os canudos de papel, vidro, metal e até mesmo canudos comestíveis, alguns restaurantes como Mc Donalds, Starbucks e Burguer King já estão adotando esses novos recursos.

MARIANA ROCHA

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Crise política na Itália

          As últimas eleições parlamentares, que deram a maioria ao Liga Norte, partido de extrema direita e ao M5S, movimento apartidário de representação direta, causaram uma crise política no país peninsular. O presidente Sergio Mattarella, mais de uma vez, já vetou o governo e barrou diversas decisões dos partidos majoritários do congresso.
          Tal situação aparenta começar a se apaziguar com a escolha do primeiro ministro Giuseppe Conte, já aceito pelo presidente Mattarella. Agora, Conte já escolheu seus ministros e parece estar pronto para iniciar seu governo.
          A principal preocupação em relação aos partidos de extrema direita que ascendem na Europa é em relação à saúde dos respectivos países da União Europeia e com outras medidas conservadoras, com o atos xenofóbicos e nacionalistas que vão em contra-mão à tendência mundial de globalização e multipolarização.


Pedro N., Clara L.

Vida de Frida Kahlo online

  Frida Kahlo foi uma pintora muito relevante para a cultura do mundo. Todas as suas obras refletem a uma realidade que ela estava vivendo da época, além de pintora, ela também escreveu um diário onde registrou suas alegrias e frustrações, relatou sobre seu casamento conturbado, sua saúde frágil e a impossibilidade de gerar filhos. Ela sempre amou a cultura e tradição de seu país ( México.)
  As principais obras de Frida são: O ônibus,  As duas Fridas, O veado ferido, Diego em meu pensamento e Autorretrato com colar.
  Recentemente o google abriu uma plataforma online sobre os trabalhos de Frida Kahlo com mais de 800 obras. O google teve parceria com 33 instituições culturais de 7 países diferentes.
 Podemos encontrar no site g.co/facesoffrida obras, imagens, relatos e até mesmo uma tour virtual por diversos museus.  Essa plataforma é muito importante para a cultura do mundo.
  Além de suas obras, Frida também ficou bem reconhecida por ser feminista e ser a favor da igualdade de gênero, que naquela época era algo diferenciado e inovador.
A crise dos intervencionistas
  
    Com o atual cenário enfrentado pelo povo brasileiro, cresce o número de adeptos à intervenção militar. Embora não seja o objetivo do movimento, essa minoria reclama da falha segurança nacional. Contudo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, afirma que "[...] Não vejo militar, Forças Armadas, pensando nisso.[...] Vivo no século 21 [...]". Muitos não levam em consideração a falta de preparo e condição dos militares que tanto querem no poder. 
     Em 1972, no Chile, ocorreu uma greve de caminhoneiros que durou 26 dias e derrubou o governo vigente da época. Isto acarretou no golpe de estado que colocou militares no poder, que durou até 1990. Matando milhares, através de métodos de torturas abomináveis. Todos os exemplos ditatoriais que se sabe no mundo resultaram em litros de sangue, além de questões políticas, tão criticadas por quem é a favor dessa intervenção, como a corrupção, continuarão a existir. 
    Levando isso em consideração, sendo os militares incapazes de suprir as necessidades nacionais, já que sua função não diz respeito à política, gera-se a crise de representação. Quem representa o Brasil? Com isso, também é estabelecida uma crise democrática. A dúvida sobre o sistema social que move o país faz com que os "verde-amerelistas", pela falta de opção e conhecimento, acreditem e apoiem a intervenção militar. 


Ana Luiza Britto e Giovanna Gumiero

quarta-feira, 23 de maio de 2018

   Repercussões de maio de 68

      Há 50 anos, em maio de 68, na França, ocorreu uma das principais ondas de protestos do mundo contemporâneo. O que começou como uma série de revoltas de universitários, assumiu proporções inimagináveis, chegando a abarcar mais de 60% da população  francesa da época. As manifestações transcederam seu país de origem e instauraram uma nova tendência social em grande parte do globo. Com o intuito de revolucionar o sistema educacional vigente, os estudantes responsáveis exigiam reformas estudantis para melhorar a situação da sociedade francesa. O conservadorismo perdeu força, levando, em conjuntura com outros fatores, ao abalado capitalismo financeiro e da ascensão neoliberal.
       As consequências sociais dessa revolução estão presentes no mundo até hoje, diversos movimentos sociais se inspiram e derivam desse acontecimento histórico que deixou Paris em clima de guerra. 




Giovanna Gumiero, Pedro Nostre e Ana Luiza Britto

Mudanças na FUVEST



     A FUVEST,  a segunda mais importante prova de ingresso universitário no país, anunciou importantes mudanças no sistema de cotas e na estrutura da segunda fase. As alterações foram justicadas pelo sistema de ingresso na Universidade de São Paulo, a melhor faculdade da América Latina, como forma de evitar o desgaste do aluno, que seria prejudicado pelo sistema anterior.

  Até a FUVEST 2018, a segunda etapa do vestibular era aplicada em 3 dias, em que, no primeiro, eram realizadas as provas de Língua Portuguesa e Redação. No segundo, questões de todas as matérias do ensino médio e , no terceiro, provas específicas para cada curso. Agora, a partir do processo seletivo deste ano, o segundo dia será extinto e o número de disciplinas especificas do terceiro dia poderá aumentar.
   Outra importante alteração é a referente ao sistema de reserva de vagas. Anteriormente, os candidatos de escolas públicas ou aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas ( ppi) tinham um bônus de 12% em sua nota.Agora, os candidatos que se enquadram nesses critérios, terão reservados a eles 40% das vagas nos cursos desejados. Sendo que há uma tendência de aumento de 25% nas cadeiras reservadas até a FUVEST 2020.

Pedro Nostre   

Fake News preocupam TSE em tempos de eleição

         A menos de 5 meses do primeiro turno das eleições, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições não se reúne há mais de 2 meses. O colegiado, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visa discutir estratégias de combate à disseminação de fake news em tempos de eleição.
       O último encontro ocorreu em março, quando o diretor da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI, Howard Marshall, veio ao Brasil apresentar a estratégia norte-americana de combate a crimes cibernéticos. 
       Em tempos de pré-eleição, o foco do TSE é discutir ferramentas de investigação para atuar na prevenção e combate às fake news. O ministro Luiz Fux afirmou que "uma campanha limpa se faz com a divulgação das virtudes de um candidato, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura".
       A questão das fake news não é tão simples quanto parece, até que ponto o combate a notícias falaciosas se torna censura? Segundo o ministro, "[...] não se pretende tolher a liberdade de expressão e de informação legítima do leitor. A liberdade de expressão é pressuposto para qualquer regime que se intitule verdadeiramente democrático".

       Resta saber quais providências serão tomadas pelo TSE e pelo colegiado para que o combate a fake news seja feito sem que haja censura. A tarefa é difícil, afinal nenhum indivíduo pode ter sua liberdade de expressão privada pelo Estado.

Felipe Melo, 23 de maio de 2018.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Caminhoneiros fazem protesto

    Hoje (16) os caminhoneiros pararam suas atividades e querem parar parcialmente o principal acesso ao porto de Santos. O protesto tem duração prevista de 12h, com começo as 6h da manhã.
  A manifestação critica o aumento do óleo diesel, cobrança dos eixos erguidos nos pedágios e dos valores dos fretes para a Capital.
  O Sindicam diz ser uma manifestação pacífica e garante que terá circulação do trânsito. Segundo o diretor-executivo do Sindamar, o protesto será prejudicial às atividades econômicas da região.
  As manifestações, apesar de não confirmadas, podem voltar a ocorrer durante outras semanas. Aos moradores da Baixada: tentem evitar a região do Porto ou próximos por causa do trânsito.



Clara L.

Morrem 58 palestinos após decisão de Trump

   Nesta segunda-feira (15), ao menos 58 palestinos foram mortos em confronto contra o exército israelense na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. A mudança da embaixada norte-americana de Tel-Aviv para Jerusalém não agradou os palestinos que, sob comando do Hamas, organizaram o ataque contra Israel. Segundo o grupo, ao menos 2.700 pessoas ficaram feridas ontem ao tentar atravessar a cerca que separa a Faixa de Gaza de Israel. A Turquia responsabilizou Israel e os Estados Unidos pelo ocorrido, assim como a ONU exigiu o fim imediato das mortes em Gaza por disparos israelenses e a Anistia Internacional condenou o uso excessivo da força por parte dos soldados de Israel.
   A decisão de Trump de mudar o local da embaixada norte-americana foi defendida pelo premiê israelense, ao afirmar que Jerusalém é a capital eterna e indivisível de Israel. Apesar disso, a mudança não agradou palestinos que consideram a Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado. Em entrevista ao Estado de São Paulo, o cônsul israelense em São Paulo, Dori Goren, afirma que o Hamas não é um grupo pacífico e que disparos foram feitos apenas contra aqueles que tentaram atravessar a cerca que limita Israel: "Sim. A resposta foi bem cirúrgica. Não há outra opção. A alternativa é deixar que eles passem. Não podemos correr esse risco", respondeu o cônsul ao ser questionado sobre as mortes de ontem. "Não é nossa escolha, mas não há alternativa [...] Tudo está sendo feito como provocação, para que Israel atire contra os palestinos e cause uma comoção mundial", explicou Goren.
   Resta aguardar os próximos atos organizados pelo Hamas para vermos qual será a reação do exército israelense e a repercussão midiática que será gerada. O presidente norte-americano já se posicionou a favor do estabelecimento da paz na região.

CNH digital

 Desde 22 de Março, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital está disponível gratuitamente no Estado, porém houve pouca procura. Foram retiradas apenas 16 mil versões eletrônicas do documento, na Baixada Santista somam apenas 1.188  carteiras digitais. 
 Para ter o documento é necessário ter a habititação com QR-Code (código de barras). Desde de o ano passado, todos que tiraram ou renovaram a carteira já receberam com o novo recurso, impresso no verso da folha para garantir que não haja fraudes. A carteira de motorista eletrônica, quando ativada, é acessada pelo aplicativo CNH Digital, disponível para Android e IOS.
 Caso a pessoa não tenha a CNH impressa com QR-Code e não queira esperar até a data de renovação, pode pedir uma segunda via (com taxa de R$42,41) e retirar em uma unidade do Detran. 






Tinder dos orgãos

  O tinder para óvulos é uma invenção nova dos médicos de todo o mundo. Com o objetivo de uma mulher interessada em receber um óvulo pode fazer igual o aplicativo “tinder” onde você da match com outras mulheres com características físicas e que tem a disponibilidade de doar. 
   Com isso tem uma série de aplicativos para isso como: app Rede Óvulo Doação, Cadastro Nacional de Doadoras de óvulos fora os apps fora do pais. Nesses aplicativos é proibido a mostra de fotos e nomes de pessoas pois a doação é anônima, com isso um avatar é feito nas clinicas de reprodução que são ligadas ao aplicativo. 

  Isso pode ser muito bom para a humanidade é praticamente um transplante em casa tudo está mudando e inovando e a medicina também tem q ter seus avanços.

Prédios tombados e ocupados

  Após a tragédia do Largo do Paiçandu, onde muitas pessoas morreram por conta de um incêndio, mais de 60 prédios irão passar por uma vistoria técnica.
  Muitos prédios tombados e históricos no centro de São Paulo abrigam ocupações de pessoas que estão desabrigadas.
  O desabamento do prédio mostrou a verdadeira realidade para todo o povo brasileiro e com isso a prefeitura de São Paulo vai restaurar e melhorar esses edifícios para dar alguma segurança emergencial a essas pessoas.


Isabele Campos

Trump abandona acordo com Irã

   Nesta terça-feira (8), o presidente norte-americano tomou a decisão de abandonar o tratado sobre seu programa nuclear que envolvia Estados Unidos e Irã, que impedia o país de realizar testes nucleares. Estudiosos afirmam que a decisão levará ao fim da presidência de Hassan Rohani, presidente iraniano que deverá ser substituído por um governante mais conservador. Segundo o professor da Universidade Rutgers, Hooshang Amirahmadi, é provável que haja grande pressão popular sobre o atual governo.
   Sob pressão da população, a tendência é que o novo governo negocie um novo tratado com os Estados Unidos, visando o melhor para a economia iraniana. O acordo firmado em 2015 parecia a salvação para a crise que vivia o Irã. O desemprego beirava os 15% e a inflação era de 14% ao mês. Três anos depois, a inflação mensal é de 8% e o desemprego está em 11%. Houveram melhorias, no entanto, muito abaixo daquelas que eram esperadas pelo povo iraniano, que hoje via o tratado como ineficaz.
   A decisão de Trump abalou também as principais potências europeias: França, Alemanha e Reino Unido, que se mostraram contrários à decisão. Em videoconferência, a chanceler alemã Angela Merkel, a primeira-ministra britânica Theresa May e o presidente francês Emmanuel Macron se reuniram para discutir uma posição coletiva. "França, Alemanha e Reino Unido lamentam a decisão americana de sair do acordo nuclear iraniano. O regime internacional de não proliferação nuclear está em jogo", afirmou o presidente francês. As grandes potências europeias e o próprio Irã estão agora na expectativa do firmamento de um novo tratado, que provavelmente só acontecerá sob um novo comando no país do Oriente Médio.

Felipe Melo, 09 de maio de 2018

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Novo meio de mapear risco de câncer no pulmão

 Pela primeira vez no Brasil,um software de inteligência artificial será capaz de mapear nódulos pulmonares em exames de rotina e revelar aos médicos quais pacientes têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão, um dos tipos de tumor que mais mata.
 O projeto é uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e a Siemens Healthineers. Firmaram um acordo de cooperação de dois anos que prevê em laudos e tomografias do tórax de pacientes do hospital com o objetivo de identificar nódulos achados incidentalmente.

  Como vai funcionar


Etapa 1- Laudos de tomografias do tórax são requeridos pelos médicos e, depois, analisados com uso de inteligência artificial.

Etapa 2- O software Proactive Follow-up faz uma vista nos laudos em busca de nódulos pulmonares de maior risco.

Etapa 3- A equipe médica recebe um relatório com a indicação de quais pacientes têm nódulos suspeitos, para acompanhamento.

Etapa 4- Os pacientes, então, recebem um aviso com recomendações, como retorno ao médico ou repetir o exame após um ano.



Maria Fernanda Moncorvo



Os Refugiados no Brasil

Brasil e seus Refugiados.

   Nos últimos meses você deve ter ouvido falar nos conflitos na Síria, Afeganistão e outros países do Oriente Médio. Tais países são as principais fontes para a crise de refugiados que o Brasil vem passando. Primeiramente, refugiados são as pessoas que foram obrigadas a saírem de seu país de origem por perseguição ou precariedade.
   O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) é uma agência da ONU que coordena a ação internacional para proteger e realocar refugiados. Na Europa, milhares de refugiados chegam da Síria todos os dias e mesmo assim os países do continente não passam por uma grande crise, por que isso acontece? O Brasil, apesar de não ter tanta atenção e reconhecimento nesse assunto, recebeu mais de 2 mil sírios de 2011 ate 2015, quase o dobro de pessoas que os Estados Unidos receberam.
   Estima-se que hoje em dia, nosso país tenha mais de 8 mil refugiados, o ACNUR considera o Brasil um pioneiro na proteção internacional de refugiados, no entanto, temos muito o que melhorar, pois não temos estrutura suficiente para receber tantas pessoas todos os dias. O que existe em países da Europa que não temos aqui? A resposta é simples, investimento! Na Europa, milhares de Euros são investidos em programas e locais voltados para as pessoas que estão em procura de um lugar para viver melhor, enquanto no Brasil, não vemos muito investimento nem importância com esse assunto.

   Podemos dar destaque a um caso de crise falando dos venezuelanos em Roraima. Em dois anos, o aumento de venezuelanos nas escolas aumentou em 400%, dando destaque à disciplina de Língua espanhola, que era considerada de menos importância, esse aumento pode ser considerado um dos motivos da crise econômica que vive o país. No ano passado, mais de 2 mil refugiados eram encontrados nas escolas estaduais e municipais de Roraima. Isso está prejudicando nosso país, a falta de recursos na educação foi um dos motivos pelo qual o estado e o governo pediram para o SFT (Supremo Tribunal Federal), fechamento temporário da fronteira. Tudo isso contribuiu para que Roraima, a menor população do país, fosse o quinto estado com mais alunos nas escolas, logo atras do Rio de Janeiro.

MARIANA ROCHA

Arte em São Paulo


Arte em São Paulo   

Pichação e grafite, você sabe a diferença? O grafite é uma arte em que tudo pode  ser elaborado em letras, figuras e imagens, procurando transmitir uma mensagem a quem o vê, seria um tipo de manifesto artístico. A pichação é rabiscar coisas como palavras e letras aleatórias, ele não procura transmitir uma mensagem para os leitores e muitas vezes é considerado um ato de vandalismo.   Os grafites e pichações estão presentes em quase toda São Paulo, muitas vezes como forma de vandalismo e muitas vezes como forma de expressão cultural. Tal arte, como alguns reconhecem, estão presentes principalmente perto do Museu de Arte Urbana e na Vila Madalena. Em 2008, pela ação da lei N° 14.223, promulgada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, foi apagado o mural de 680m que ocupava o mural coletivo da Av. 23 de Maio e recentemente o prefeito de São Paulo, João Doria, resolveu pintar de cinza outros muros que eram considerados os maiores murais de grafite a céu aberto da America Latina. Como o grafite é considerado um manifesto de arte, urbanistas e artistas plásticos argumentaram que nem todos os desenhos apagados por Doria eram pichações e que eles contribuiram para deixar São Paulo mais colorida.No primeiro sábado do mês de Maio, um grupo resolveu pichar os Arcos da Rua Jandaia. Mesmo com a instalação de cameras, o ato de vandalismo conhecido como pichação durou 30 minutos; nas imagens, o homem aparece pendurado por uma corda enquanto pintava as iniciais “BTH”. Pelas redes sociais, o prefeito regional da Sé divulgou que as áreas afetadas já estão em processo de limpeza acompanhado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Os envolvidos nas pichações, podem receber uma multa de 10 mil reais, alem de responderem por crimes ambientais.

MARIANA ROCHA, ALESSANDRO

terça-feira, 8 de maio de 2018

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Estudantes do Stella Maris visitam a TV Tribuna

         Quarta-feira, dia 26 de abril, os alunos dos nonos anos e da eletiva de jornalismo do Colégio Stella Maris foram, em estudo do meio, à TV Tribuna, onde aprenderam sobre o processo de produção de um telejornal. Os setores visitados pela turma foram o estúdio de gravação do jornal, o auditório, a redação, o switcher, as ilhas de edição e uma sala de reuniões.
          Os alunos Vitor Sartori e Mariana Cury, ambos, preferiram, dentre todas as alas visitadas, o estúdio de gravação. ''Com certeza, o estúdio foi o ponto alto da visita.Ver como é feito a gravação foi muito legal. Além disso, pude ver como funcionam as câmeras e os aparelhos tecnológicos, coisas que me interessam muito.'' disse Sartori.
          Mariana Cury classificou o dia-a-dia do jornal como estressante.''É muito corrido. São muitas tarefas a serem feitas, muitas etapas, com um prazo muito curto.'' Ao serem questionados sobre seguir a carreira do jornalismo, Mariana disse: '' Eu não sei ainda. É muito cedo para decidir.''. Já Vitor afirmou: ''Não. Definitivamente não. Não me identifico muito com a área.''.
        Mesmo assim, o ''saldo final'' da visita foi positivo. Segundo Cury, '' foi muito legal entender o processo que envolve o jornal. Principalmente, todas as pessoas que participam dele. Existem funções ali, que nem imaginamos que existem!''.
             A visita também serviu para a eletiva de jornalismo. Segundo um integrante do curso, '' o estudo do meio foi muito benéfico ao nosso trabalho. Ao entender como as tarefas são divididas, em um ambiente profissional, podemos aplicar algumas dicas de produção ao nosso jornal. Assim, podemos entender todo o processo e aplicá-lo para podermos aperfeiçoar nossas atividades.''.

Pedro Nostre
          

Atenções se voltam para a questão do lixo espacial

   Em abril, com a queda da estação espacial chinesa, Tiangong-1, no Oceano Pacífico, o mundo voltou sua atenção para a questão do lixo espacial. A estação pesava mais de 8 toneladas e estava inoperante desde 2006, sem utilidade alguma. Estudos feitos pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o problema é bem mais grave. A quantidade de lixo orbitável aumentou drasticamente nos últimos anos, tornando a órbita terrestre cada vez mais próxima do seu limite de saturação. A faixa da órbita baixa é a que mais concentra lixo humano no espaço (cerca de 40%) e vem se tornando cada vez mais impraticável com o acúmulo de detritos.
   Podendo viajar a mais de 28 quilômetros por hora, esses detritos podem ter um impacto devastador independente de seu tamanho. "Se reduzirmos os lançamentos espaciais a zero hoje mesmo, o número de objetos vai continuar aumentando da mesma forma. Isso porque cada colisão espalha um grande número de detritos, que continuam viajando no espaço em grande velocidade, produzindo novas colisões", explicou o diretor do Escritório de Detritos Espaciais da ESA, Holger Krag ao Estado. Segundo o cientista, esse efeito bola de neve tende a inviabilizar cada vez mais o uso da órbita terrestre para atividades espaciais.
   Novas tecnologias para a remoção de lixo espacial já estão sendo desenvolvidas e, segundo Krag, a prioridade máxima é a retirada de objetos grandes, que são a maior fonte de novos detritos, e dos objetos mais próximos à Terra. A ESA programa entrar em ação e iniciar as operações de limpeza em 2023, em um futuro o mais próximo possível. Já foram rastreados mais de 23 mil detritos com mais de 10 centímetros e 750 mil fragmentos entre 1 e 10 centímetros na órbita terrestre. Além disso, estima-se que hajam mais de 166 milhões de fragmentos menores, incapazes de serem rastreados e detectados. O problema traz à tona o descaso feito pelas agências espaciais ao longo dos anos, que pouco se preocuparam com o lixo que estavam despejando indevidamente na órbita terrestre. As providências têm de ser tomadas o mais cedo possível. Através da operação, objetos maiores seriam despejados de volta na atmosfera terrestre para que sejam desintegrados.

Felipe Melo, 2 de maio.




Desabamento em São Paulo

Image result for motivo do desabamento em sao paulo 2018
Um prédio de 24 andares desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado por volta de 1h30 e o desabamento ocorreu por volta das 3h, em consequência das chamas. As informações da Defesa Civil são de que o prédio que desabou era ocupado por várias famílias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.


 No prédio, havia em torno de 146 famílias, que ocupavam irregularmente o prédio; até agora 44 moradores estão desaparecidos e apenas um homem foi morto após uma tentativa de resgate. O motivo pelo incêndio ainda esta em investigação, porém as autoridades estão com dificuldades de descobrir o real motivo, por causa do desabamento, Um dos sobreviventes, o ajudante-geral Gabriel Archângelo, 24, que morava no sexto andar do prédio, contou ao jornalistas no local, que ouviu um estrondo no começo da madrugada vindo do andar de baixo --onde um casal com histórico de desavenças discutia. A versão, porém, é contestada por outros moradores. O barulho de explosão, entretanto, foi confirmado por outros sobreviventes.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

A Língua Portuguesa

          A última flor do lácio, como definiu Olavo Bilac é a sétima língua mais falada de todo o planeta. Derivada do Latim popular, levado até as terras do antigo Condado Portucalense por tropas românicas. A língua desenvolveu-se e foi influenciada por diversos povos e moldou-se até o idioma que se conhece hoje. 
          Além disso, devido à expansão marítima portuguesa, gerou-se inúmeras variedades da língua em razão do isolamento geográfico e das influências de povos locais, os nove países lusófonos (Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné Bissau, Timor-Leste, Macau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe) hoje existentes. Em algumas colônias o português se sobrepôs às línguas locais, como no Brasil. Em outras, em Moçambique por exemplo, o idioma é apenas um mecanismo burocrático de comunicação entre os diversos dialetos nativos. 
          Hoje, esse rico turbilhão de influências, culturas, vidas, histórias e conformidades é uma das mais complexas em importantes línguas da atualidade, tendo em uma das colônias portuguesas, ironicamente, o mais importante expoente de tal idioma em âmbito econômico e político.

Pedro N., Clara L.
    
          

Suicídio entre alunos de medicina e residentes


 Pressão,responsabilidade e medo de fracasso,sentimentos que há anos,leva estudantes e médicos a tirarem a própria vida.A média de suicídios entre quem ainda está cursando medicina e quem acabou de concluir o curso é de 5 vezes maior que a da população em geral em todo mundo.Há dados que um em cada quatro tem sintomas depressivos.
  Os casos de suicídio acontecem mais entre alunos do 4° ano de medicina e residentes,por conta das provas de especialização, já que as vagas são em númeno menor que a quantidade de alunos que se formam.
  Entre os médicos há também casos de suicídio,principalmente entre anestesistas já que estão presentes em todas as cirurgias e são eles que escolhem o medicamento certo para a cirurgia que será realizada,se algo der errado,acabam se culpando e devido ao fracasso acabam cometendo o ato de tirar a vida através das drogas que os médicos anestesistas tem mais acesso como opioides (ex.: morfina), ansiolíticos e anfetaminas.
  Sérgio Oliveira,neurocirurgião e professor da Faseh,relata que é grande o número de alunos que fazem uso de antidepressivos e,diante disso,as instituições tem atuado cada vez mais na tentativa de ajudar os estudantes .Por isso,em todas elas há um núcleo de apoio aos estudantes de medicina.

A vinda de Nossa Senhora de Fátima ao Colégio



    A Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez em Portugal no lugar da cova da Iria(freguesia de Fátima) por relatos de três pastorinhos no ano de 1917, eles disseram ter visto seis vezes a Nossa Senhora  no dia 13 de cada mês, de maio até outubro. Ela pedia sempre paras eles rezarem e fazer penitências e,após dois anos, dois dos três pastorinhos morreram de gripe espanhola e a terceira virou freira.
    Apenas o Stella Maris da Rede Alix e todos os colégios católicos de Santos como por exemplo: Liceu Santista, São José, Coração de Maria e a Universidade Católica participaram da vinda da replica da santa.  A Santa vem sempre ao colégio em datas próximas ao dia das mães
    Os alunos do Stella Maris a recepcionaram na entrada do colégio, com uma celebração de sua chegada, fazendo uma procissão em que alguns alunos da nossa instituição participaram.
    Nossa Senhora de Fátima pede para rezarmos o Rosário todos os dias para adquirir a paz mundial e o fim de todas as guerras.



Isabele Campos

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Jogo de interesses na guerra síria

  A guerra síria, iniciada em março de 2011, caracteriza-se como o mais longo conflito da Primavera Árabe, série de movimento democráticos no Oriente Médio e no Norte da África.  O conflito de interesses na região é o que causa o prolongamento da Guerra de 4 frentes: o Governo Sírio é o que mais se aproxima da "vitória", hoje, a maior parte do território nacional é dominado pelas forças de Bashar Al-Assad, apoiado historicamente pelos russos que buscam influência na Ásia Central e na Península Arábica, após a extinção da União Soviética, em 1991.
  Já a oposição Síria, forças que iniciaram o conflito através de manifestações originalmente pacíficas, perderam grande espaço após o avanço do grupo terrorista Estado Islâmico (E.I). Mesmo apoiados pelo EUA, que também buscam ampliar sua geopolítica mas as zonas petrolíferas, não conseguiram grande superioridade bélica num dos maiores conflitos do século.
  O Estado Islâmico, por sua vez, se aproveitou da situação conflituosa na região para tentar estabelecer um Estado Nacional baseado nas leis islâmicas. O grupo conseguiu conquistar vastas áreas não apenas na Síria, mas foi retardado e quase eliminado pelas forças de Assad, apoiadas nesta empreitada específica pelas grande superpotências mundiais, inclusive os EUA.
  As forças curdas também entraram no conflito, dominando áreas do Nordeste sírio, reivindicando um Estado curdo, um vez que eles são caracterizados como a maior nação sem território do planeta.
  É nessa complexidade de redes de influência e anseios seculares de democracia e Estado próprio que reside a complicada situação que se caracteriza na Síria, provocando, assim, um longo conflito com inúmeras perdas humanas.

Pedro N. e Clara L.

Guerra iminente

   No dia 27 de março o Reino Unido celebrou a expulsão de diversos diplomatas russos ao redor do mundo. Ao todo, vinte países, entre eles Estados Unidos e dezesseis países da União Europeia anunciaram a expulsão de ao menos 116 supostos agentes russos que trabalhavam sob cobertura diplomática. Esta foi a maior união já vista entre países ocidentais contra diplomatas russos, que são tidos como suspeitos e representam possíveis ameaças.
  Tais expulsões foram consequência do envenenamento do ex-agente russo Serguei Skripal e sua filha, Yulia, no dia 4 de março em uma periferia de Londres onde viviam.  Como consequência de um agente neurotóxico usado pelos russos, o ex-agente e sua filha se encontram hospitalizados em estado crítico.
  A intenção russa ainda não é sabida, porém o que se sabe é que não foi uma tentativa bem sucedida. Diversos países ocidentais mostraram seu descontentamento e, através das expulsões, parecem cortar cada vez mais laços com o país.
 Desde a Guerra Fria, a espionagem entre países se tornou uma prática muito comum e é provável que o governo russo suspeitasse de uma traição por parte de seu ex-agente. O país euro-asiático parece se distanciar cada vez mais das grandes potências ocidentais, o que certamente os preocupa. Um pronunciamento ainda é aguardado por parte do governo russo.

Felipe Melo, 11/04/2018

Assine o podcast do Jornal Stella Maris em seu celular!

Assine nosso podcast em seu celular, é simples, rápido e você recebe todos os programas na hora em que forem lançados, é só no dispositivo iOS, acessar esse link direto: http://jornalstellamaris.podomatic.com/rss2.xml e, em seguida, toque em . Depois de assinar, novos episódios serão baixados automaticamente e gratuitamente, conforme forem disponibilizados.

terça-feira, 17 de abril de 2018

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Inocentes na guerra

         A diferença das guerras químicas das guerras normais, é de que as armas químicas são muito mais potentes e atingem uma maior quantidade de pessoas independente se são crianças, idosos e pessoas que não tem relação com a guerra.
      Na Síria, no dia 7 de abril,  Trump está desconfiando de que a Rússia realizou um novo ataque químico em Douma ( lugar controlado por rebeldes ), nos arredores de Damasco, aconteceu uma tragédia representada por uma foto da reportagem que correu o mundo, mostrando médicos tratando de uma criança afetada pelo ataque.
      Isso mostra a desumanidade do mundo, ao ver que pessoas inocentes ficam feridas e muitas acabam morrendo por uma disputa de poder.

Maria Clara e Isabele

Fakebook News

  O escândalo do Facebook - que envolvia roubo de dados pessoais, quebra de privacidade e envolvimento nas eleições estadunidense de 2016 (que elegeram Trump) - encaminha suas resoluções.
  Zuckerberg, o diretor executivo da empresa, já prometeu as indenizações de ao menos 500 dólares para usuários que tiveram seus dados roubados e entre os dias 10 e 11 de abril tevede depor no Senado em uma espécie de CPI que investiga a responsabilidade do executivo em relação à venda de dados a empresas como a Cambrigde Analytica, responsáveis por manipular o último processo eleitoral dos E.U.A. e o "BREXIT".
  Após ele assumir a culpa por não ter previsto os ataques, seguido de um excelente desempenho no Senado, pode se notar uma alta expressiva das ações da rede social na bolsa. E, quanto a evasão de usuários, o número é inexpressivo, apenas um pouco a mais do que a média diária.

Pedro N.


Correspondência abençoada

 Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Stella Maris resolvem escrever cartas ao papa Francisco;a surpresa veio com a resposta.

 O brilho nos olhos de Julia Amaral,de 9 anos,Hugo Hernandes,Maria Eduarda Teixeira e Maria Eduarda Becker,todos de 8 anos,apareceu na hora ao relembrar da felicidade de uma resposta muito especial.E pelo correio mesmo.Nada de e-mail ou mensagem por WhatsApp.E o remetente era do outro lado do oceano do Vaticano,na Itália.
 No ano passado,alunos de nove salas do Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º anos) do Colégio Stella Maris, dos quais os quatro alunos citados acima fazem parte,enviaram cartas ao papa Francisco.A carta foi escrita pelas próprias crianças,acompanhadas de perto pelas professoras.
 A professora Juliana Peres de uma das salas conta que os alunos tem aula de religião toda semana e que contam a história dos papas,incluindo o atual.
 Na carta,haviam perguntas,bons desejos e desenhos sobre o mundo que os alunos querem para eles.Quando a carta estava pronta,foi remetida ao Vaticano.
Cada classe recebeu uma cópia da resposta.Na carta,o agradecimento pela iniciativa da garotada,acompanhada de uma bênção por parte do papa Francisco.


Maria Fernanda Moncorvo